terça-feira, março 11, 2025
Culinária do Sri Lanka
Bentota e Induruwa
Bentota e as praias vizinhas são um destino exclusivo. Resorts e hotéis boutique, bem afastados uns dos outros como convém, com preços entre o razoável e o absurdamente caro, e muita praia, magníficas praias que quase não se vê o fim.
Foto do Betonta Ganga, um estuário que os locais vendem como destino ecológico de nidificação de pássaros.
7 fotos das praias de Bentota, Ventura e Induruwa, qualquer uma destas com pelos menos 2 Km, e o pôr-do-sol do meu alojamento.
6 fotos do templo Galapatha Maha Viharaya, em que parte da construção é do sec. XII.
segunda-feira, março 10, 2025
Unawatuna
Unawatuna é o destino de praia mais próximo de Galle, e sofre com isso.
A estrada principal passa a 1km da praia, entre estas há pequenas vielas onde 2 carros mal se cruzam, muito trânsito, muitas motas e sem passeios. Os hotéis e restaurantes desta zona estão todos (dizem) nas mãos da máfia russa. A verdade é que muitos têm menus em russo, e só a pedido trazem a contragosto um menu em inglês.
Vale uma outra praia próxima (quase secreta) em que se tem de caminhar quase 500 metros por uma trilha - Jungle beach - provavelmente uma das mais bonitas do Sri Lanka.
3 fotos de Unawatuna e 4 de jungle beach.
Galle
Visita ao forte histórico de Galle, primeira versão minimalista construida por portugueses, bastante aumentada por holandeses para fins militares e reconvertida pelos ingleses para sede provincial do governo. Dentro do forte há mais de 400 edifícios históricos classificados pela Unesco.
Em 1505 os portugueses foram os primeiros europeus a desembarcar no Sri Lanka e apelidaram a cidade de Gallo porque foi a primeira coisa que ouviram quando se aproximaram da costa. As 6 primeiras fotos são do bastião negro (nome holandês, o nome português era santa cruz), local exato de desembarque e o primeiro porto e entreposto comercial.
sábado, março 08, 2025
Mirissa e Weligama
Mais duas praias vizinhas completamente diferentes.
Mirissa é um dos cartões postais do Sri Lanka (primeiras 3 fotos de coconut point, depois 2 fotos de parrot island) mas é uma mega cidade de turistas, mais de 80 hotéis, hostels, vilas e casas particulares com quartos a alugar, com imenso trânsito, barulho, restaurantes caros e com muitas opções mas sem criatividade.
Weligama é uma enorme praia, que a cada 300 metros entre casas de pescadores tem um pequeno restaurante de praia de gestão familiar, uma escola de surf com 1 ou 2 alunos e um alojamento por vezes moderno por vezes criativo e ecológico (como na última foto). A comida aqui é autêntica e o peixe é fresco. Fotos de Weligama de 6 a 12.