sábado, junho 21, 2025

Costa Norte de Tenerife

2 fotos da praia del Socorro, piscinas naturais e gruta de Buenavista de Norte, piscinas naturais de los Chocos, próximo de um esqueleto de baleia e da praia de água doce, da praia del puertito, 3 da (minha preferida) praia de Bollullo (só para quem está preparado para caminhar) e a praia Jardim, ambas já muito próximas a Puerto de la Cruz.












E a Este de Puerto de la Cruz 2 piscinas em Punta del Hidalgo e 2 fotos da piscina de Jóver.






sexta-feira, junho 20, 2025

Guarachico

Guarachico é uma pequena e charmosa cidade no Noroeste de Tenerife, sem hordes de turistas apesar de alguns encantos especiais.

Gostei da igreja de Santa Ana, quase banal por fora, mas por dentro com bonitos retábulos, altares e vitrais (adoro vitrais), e bonita vista do topo da torre. São as 9 primeiras fotos.

Depois a praça da Liberdade, a calle Esteban de Ponte, o castillo de San Miguel, 2 das tendadoras piscinas naturais, 3 do parque de la puerta de la tierra (antigo lagar histórico do sec XVIII transformado em jardim) e a vista do miradouro sobre a cidade.






















quarta-feira, junho 18, 2025

Agaete e Puerto de las Nieves

Começo pelo orgulho de Puerto de las Nieves - o "dedo de deus", o nome da rocha que apontava para o céu, que se desfez em 2005 devido aos ventos fortes durante uma tempestade.

Na segunda foto o que sobrou da rocha (o punho?), restou também o nome de restaurante, o nome do centro comunitário, os textos do escritor local Fray Lesco. 


Restantes fotos de Puerto de las Nieves. Com as suas piscinas naturais, duas praias de pedra e porto de ferry com ligação a Tenerife.








Fotos de Agaete, a sede do município, na última foto vê-se Puerto de las Nieves ao fundo.




terça-feira, junho 17, 2025

Gáldar

Gáldar é uma pequena cidade de montanha no Noroeste da Gran Canaria, antiga capital do reino pré-hispanico Guanartemato do povo Guanche, habitantes da ilha desde 1000 BC, conquistados em 1478.

É visível o orgulho que os habitantes sentem nestas origens sem renegarem a serem também espanhóis. Nas últimas 3 fotos estão uma imagem do último rei Guanche, uma estátua e um mural das Guayarminas.

As duas primeiras fotos são da Câmara municipal e um dragoeiro do seculo XVIII no seu interior que foi poupado à construção do edifício.

De resto a zona histórica da cidade são duas ruas e uma praça que se veêm depressa, principalmente se a igreja e o museu estiverem fechados.