sábado, março 08, 2025

Mirissa e Weligama

Mais duas praias vizinhas completamente diferentes.

Mirissa é um dos cartões postais do Sri Lanka (primeiras 3 fotos de coconut point, depois 2 fotos de parrot island) mas é uma mega cidade de turistas, mais de 80 hotéis, hostels, vilas e casas particulares com quartos a alugar, com imenso trânsito, barulho, restaurantes caros e com muitas opções mas sem criatividade.

Weligama é uma enorme praia, que a cada 300 metros entre casas de pescadores tem um pequeno restaurante de praia de gestão familiar, uma escola de surf com 1 ou 2 alunos e um alojamento por vezes moderno por vezes criativo e ecológico (como na última foto). A comida aqui é autêntica e o peixe é fresco. Fotos de Weligama de 6 a 12.













Matara

Continuando em busca da praia perfeita para Oeste fiz uma pequena paragem em Matara, cidade que em que valeria a pena visitar o templo Parewi Duwa o forte holandês. 

Acho que as virtudes destes monumentos foi largamente exagerada.

5 do forte e museu e 4 do templo.










sexta-feira, março 07, 2025

Em volta de Dickwella

Dickwella além da enorme praia tem duas pequenas baías que podem ser alcançadas caminhando.

A 10 mintos a pé Hiriketiya é o estereótipo do turismo exagerado. Toda a praia está ocupada por escolas de surf e restaurantes, com cadeiras e camas para lá da zona de maré alta, locais onde se servem hambúrgueres, pizzas e cafés com nome italiano ou algum aditivo fora do vulgar (como o meu blue coffee da foto 2). A baía é linda com águas calmas perfeitas para o surf de principiante, se bem que 50 surfistas à procura destas ondas são demais. Para ter direito a uma cama é preciso pagar.

A 20 minutos na outra direcção está outra pequena baia chamada de turtle point. Aqui é zona típica de famílias com filhos pequenos, as ondas não atingem mais de 10 cm, e o snorkeling é fácil e com alta probabilidade de ver além dos peixinhos as ditas tartarugas. Os restaurantes quase vazios desta zona servem comida local além algumas poucas opções ocidentais.








quinta-feira, março 06, 2025

Dickwella

O destino de praia seguinte é Dickwella, é verdade que podia ter dado um "passo" maior, mas fama desta e das vizinhas obrigou-me a parar aqui.
Calhou-me um alojamento magnífico, uma praia interminável e um templo desvalorizado que poucos turistas visitam.
Fotos da entrada na praia a partir do meu hotel, 2 da praia de Dickwella, 6 do templo e mosteiro Wewurukannala Buduraja Maha Viharaya.












quarta-feira, março 05, 2025

Finalmente praia - Tangalle

Isto agora vai ser praia quase até a fim.

Nesta época do ano as praias do Este não estão boas, a aposta certa é no Sul.

Começo a ir ao mar próximo a Tangalle, a primeira cidade de relevo para quem chega do Este ou de Ella. É também o local onde se misturam as praias tipo "pequena enseada idílica" e tipo "enorme extensão de areia batida pelo vento e ondas fortes".

2 fotos da praia Unakuruwa, 2 da mais famosa Goyambokka (com chuva!), 4 da praia Mawella incluindo o barco de pesca a chegar com o seria o meu almoço - chicken fish.








Yala NP

Meio dia de safari no parque Yala. 

Vi muitos jeeps e estradas de terra, quando finalmente há um vislumbrar de algo que pode ser um tigre a fila demora 1h.