terça-feira, junho 27, 2006

Mergulho em Taveuni - coral

Não tenho mais fotos para publicar senão fotos de mergulho, tenho mesmo andado muito tempo debaixo de água (fiz 17 só nas Fiji). Quem não gosta de fotos de mergulho é melhor voltar mais tarde...










PS: SOMOS OS MAIORES!!!
PORTUGAL!!! PORTUGAL!!!

segunda-feira, junho 26, 2006

Fotos de Raratonga (ilhas Cook)

As 3 primeiras são da vista que eu tinha do hostel onde fiquei (às vezes compensa ser forreta...)









domingo, junho 25, 2006

Turismo nas Fiji

A grande maioria dos turista nas Fiji compra um dos muitos pacotes de viagem pelas ilhas a oeste da ilha principal, os arquipelagos das ilhas Mamanuca (cerca de 20 ilhas com alojamento) e das ilhas Yasawa (9 ilhas com alojamento).
Os pacotes de viagem incluiem toda a alimentação e bebidas, um passe de viagem nos ferrys que servem diariamente as ilhas, muitas desabitadas mas com excelentes praias, e o alojamento, que em alguns casos resumem-se a um edificio pré-fabricado o único na minúscula ilha, com os quartos e um bar e um local para os BBQ, e são destinados principalmente a backpakers.
Decidi que, exceptuando o meu último dia nas Fiji, não seria assim a minha estadia aqui. Fui atrás do mergulho, para a remota ilha de Taveuni que quase não tem turistas, talvez porque as praias não são lá grande coisa. Não me arrependi.
A primeira foto estou na linha intercional de mudança de data em Taveuni, mais umas fotos de Taveuni, principalmente do parque de Bouma, e as duas últimas são da ilha South Sea no grupo das Mamanucas, onde passei um dia.
Se der posto mais fotos de mergulho nos próximos dias.








sexta-feira, junho 23, 2006

Mergulho em Rangiroa - parte 3

Mais umas fotos de "peixinhos". Nos proximos dias devo "despejar" as fotos que nao tenho conseguido mostrar-vos. O problema que tive com o mail deve estar resolvido.





terça-feira, junho 20, 2006

O dia que não existiu

O meu 10 de Junho quase não existiu, saí das ilhas Cook no dia 10 às 2 da manhã e após 3 horas de viagem cheguei a Fiji no dia 11 às 4 da manhã. Perdi um dia com a passagem da linha internacional de mudança de data.
Para aumentar a confusão o dia 12 de Junho foi feriado em Fiji, celebrou-se os anos da rainha (a de Inglaterra...), nas ilhas Cook esse mesmo feriado celebra-se a 5 de Junho.
Agora estou em Taveuni, chamada a ilha jardim, é a terceira maior ilha de Fiji mas tem muito poucos habitantes e fica perto de um dos mais famosos locais de mergulho do Pacifico - o Rainbow Reef. Já mergulhei em locais com peixes maiores e mais interessantes, mais tartarugas, tubarões, raias e moreias, mas nunca vi coral como o que encontrei aqui.

quarta-feira, junho 14, 2006

terça-feira, junho 13, 2006

Ilhas Cook

O destino seguinte na minha odisseia foi Raratonga, a principal da ilhas Cook.
Estava um pouco cansado do tipo de viajem que andei a fazer na polinésia francesa por isso decidir ser menos turista e mais viajante (para mim a diferença é que o turista passa menos dias em cada sitio, come em restaurantes ou hoteis, passa o tempo todo a fazer excurções e a tirar fotos de paisagens ou edificios e a inscrever-se em actividades que normalmente não faria se estivesse em casa, enquanto que o viajante faz o possivel para que o sitio onde esta seja a sua casa e normalmente fica mais tempo em cada local, também faz algum turismo mas não é esse o objectivo do dia a dia), por isso fui para um dormitorio num hostel, onde fiz as minhas refeições (adoro a ideia da free food shelf) e sai quase todas as noites para beber uns copos ou para dançar.
Grande parte dos meus colegas de hostel eram ingleses, também em viajens de vários meses e com o mesmo gosto em ser viajantes e não turistas. Fiz bastantes amigos.
Aproveitei este tempo para tirar o curso avançado de mergulho, tal como já tinha tirado o de Nitrox em Bora Bora, e ainda deu para tirar umas boas fotos. Postarei quando tiver um acesso 'a net decente.

sexta-feira, junho 09, 2006

A verdadeira polinésia

A terceira paragem foi em Rangiroa e aqui descobri a verdadeira polinésia. Também hà hoteis com bugalows dentro de àgua e casais em lua-de-mel, mas o que predomina aqui são as pequenas pensoes, em que ao jantar o dono se senta à mesa contigo, e o turista que veio hà procura de sossego. 'E certo que a mordomia foi-se - não tenho ar condicionado no quarto mas tenho formigas, tenho uma torneira que pinga toda a noite e não tenho escolha no que como ao jantar - mas aqui sinto-me em casa.
Rangiroa é o segundo maior atol do mundo, sao dezenas de pequenas ilhas alinhadas em forma de circulo com uma lagoa no meio com cerca de 75 Km por 25 Km. So hà tres passagens navegàveis para a lagoa, entre duas dessas fica Avaru (a ilha onde eu fiquei) a mais povoada dessas ilhas com cerca de 1200 nativos e não mais de 300 turistas.
A grande atraccão aqui para além da praia é o mergulho, incluindo um drift-dive numa das passagens para a lagoa supostamente mundialmente famoso. No dia anterior à minha chegada vàrias grandes ondas passaram por cima de umas ilhas menores e aumentaram o nivel da lagoa, por isso não houve corrente suficiente para o drift... mas houve mergulho, e do melhor que jà fiz.

quarta-feira, junho 07, 2006

Mergulho em Rangiroa - parte 1

O melhor do mergulho em Rangiroa, o melhor sitio onde mergulhei ate agora.