sexta-feira, junho 09, 2006

A verdadeira polinésia

A terceira paragem foi em Rangiroa e aqui descobri a verdadeira polinésia. Também hà hoteis com bugalows dentro de àgua e casais em lua-de-mel, mas o que predomina aqui são as pequenas pensoes, em que ao jantar o dono se senta à mesa contigo, e o turista que veio hà procura de sossego. 'E certo que a mordomia foi-se - não tenho ar condicionado no quarto mas tenho formigas, tenho uma torneira que pinga toda a noite e não tenho escolha no que como ao jantar - mas aqui sinto-me em casa.
Rangiroa é o segundo maior atol do mundo, sao dezenas de pequenas ilhas alinhadas em forma de circulo com uma lagoa no meio com cerca de 75 Km por 25 Km. So hà tres passagens navegàveis para a lagoa, entre duas dessas fica Avaru (a ilha onde eu fiquei) a mais povoada dessas ilhas com cerca de 1200 nativos e não mais de 300 turistas.
A grande atraccão aqui para além da praia é o mergulho, incluindo um drift-dive numa das passagens para a lagoa supostamente mundialmente famoso. No dia anterior à minha chegada vàrias grandes ondas passaram por cima de umas ilhas menores e aumentaram o nivel da lagoa, por isso não houve corrente suficiente para o drift... mas houve mergulho, e do melhor que jà fiz.

quarta-feira, junho 07, 2006

Mergulho em Rangiroa - parte 1

O melhor do mergulho em Rangiroa, o melhor sitio onde mergulhei ate agora.