quinta-feira, julho 02, 2015

Mais do Perú

Como entrada Causa ou Ceviche, para beber chicha-morada (feita de milho vermelho!!!) ou pisco sour, como prato principal Cuy no forno (ratinho da índia) ou sudado de pescado.







Vicuña, Alpaca, Llama, Caneiro ou poliéster chinês, de tudo isto se vende casacos, cascóis, gorros, xailes, etc. A diferença é o preço. Por exemplo o xaile em lã de Vicuña da foto ficaria por 4800 Soles Peruanos, ao cambio do momento 1.366 € ou 1.514 USD ou 4.686 Reais. Desengane-se quem acha que vai receber uma destas de presente.




quarta-feira, julho 01, 2015

A caminho do Pacífico

De passagem por alguns destinos turísticos, ou pelo menos para alguns turistas, 2 fotos de Nasca onde ficam as famosas linhas "feitas pelo aliens!!?", 3 fotos de Huacachina uma vilarejo construído à volta de uma pequena lagoa no deserto que cativa os aventureiros pelo sandbording, 1 foto de uma visita a uma pequena bodega de Pisco.







A cidade branca

Rezam as crónicas que Arequipa era um pequeno vilarejo mas com a colonização europeia de franceses, ingleses, espanhóis e alemães cresceu até ficar a segunda maior cidade do Perú e também uma cidade "etnicamente branca". Uma versão mais recente e politicamente correta é que esse cognome vem da brancura dos seus edifícios.
É uma cidade á sombra de 3 vulcões o Chachani (na primeira foto), é o mais alto, com 6 089 metros, tem os seus cumes frequentemente cobertos de neve, El Misti (na segunda foto), tem 5 822 metros de altitude, tem a forma de um cone perfeito e está apenas adormecido. A sua última erupção foi em 1985. O Pichu Pichu (na terceira foto) é um vulcão extinto, com sete picos, o mais alto com 5 665 metros.
Mas Arequipa não é só a paisagem à volta. Tem uma arquitetura única, além de branca, mistura com perfeição o estilo europeu barroco ou gótico com os motivos e crenças pré-coloniais, por exemplo na fachada da igreja da companhia de jesus (fotos 4 e 5) é possível ver de baixo para cima os 3 animais míticos dos incas - a serpente, o condor e o puma. As restantes fotos são de igrejas e conventos coloniais, a penúltima da catedral e a última do mercado.















No vale do Colca


Uma viagem ao vale do Colca permite passar pelo parque natural de proteção a Vicuñas (o animalzito da primeira foto) e pelo mirador dos vulcões a 4.800 metros de altitude (um recorde pessoal) aproximadamente o mesmo que o Monte Branco no Alpes (na segunda foto), mas o ponto alto é o canyon do Colca, um dos maiores do mundo com profundidade de 4160 metros, mais do dobro do Grand Canyon dos US.
No mirador Cruz del Condor é possível avaliar bem a extensão do canyon e admirar o voo majestoso dos condores.