quarta-feira, dezembro 13, 2023

As praias do Sul de Lombok

Quis o destino que o centro turístico de Bali e Lombok tivesse o mesmo nome - Kuta beach - a principal diferença são os milhares turistas que gravitam em Kuta beach, Bali enquanto que em Kuta beach, Lombok somos umas poucos dezenas. Não é difícil descobrir qual eu prefiro (primeira foto).

As praias são enormes, apropriadas para o surf mas com espaço para todos.

As restantes fotos são 3 de Selong Belanak beach, 2 de Mawun beach e 3 Kuta beach, Lombok.










terça-feira, dezembro 12, 2023

As outras Gilis

Na península sudoeste várias baía têm no horizonte ilhas quase desertas de excelente snorkeling e praias de areia branca.
Visitei Gili Sanuk, Gili Nanggu, Gili Tangkong e a minúscula Gili Kedis (dá- a volta à ilha em 2 minutos).
Na baía há também os barcos casa das 2 primeiras fotos.










segunda-feira, dezembro 11, 2023

Mataram

Mataram é a capital administrativa de Lombok, é a junção de 3 cidades o que a faz uma cidade extensa, com avenidas grandes. Não tem grandes atractivos turísticos mas não é desagradável à vista.

7 fotos do water palace,  antigo templo da família real transformado agora em jardim municipal e 4 fotos do templo Pura Meru, o maior e segundo mais importante templo hindu de Lombok, ambos do sec. XVIII.













Senggigi

Saindo das Gilis e chegando à ilha principal de Lombok, desta vez de barco lento (primeira foto) com "desembarque molhado" 👎.
Fiquei em Senggigi, local de resorts tranquilos, excelentes restaurantes e uma baía atrás da outra de praias quase desertas.
Restantes fotos são 4 da baía de Senggigi, 2 de Coco beach e 8 do templo hindu Pura Batu Bolong, que se suspeita ser o templo mais antigo de Lombok.



















domingo, dezembro 10, 2023

Mais de Gili T

Gili Trawangan é um minúsculo (demora menos de 2h a dar a volta a pé pela calçada litoral, 1/2h de bicicleta) destino turístico que consegue (ou pelo menos tenta) satisfazer a todos. 

Destino ecológico que só permite bicicletas, motas eléctricas ou carroças, tem a areia dourada e água cristalina que muitos turistas procuram em vão encontrar em Bali, tem também a infame reputação de raves alucinogénicas e festas até ao nascer do sol mas que na verdade são bem restritas à costa sudeste. No período que aqui estive (não é suposto ser já época alta de Natal/Final de ano?) a única festa que vi tinha 10 (!) jovens.

A zona mais movimentada junto ao porto de embarque tem um ar mais boémio onde restaurantes que se definem de requinte a oferecerem cocktails a preço de happy hour sobrevivem lado a lado com carrinhos de venda de comida de rua e lounge bars com música reagge. 

Também passa por retiro tropical isolado em alguns resorts de tudo incluído nas zonas da costa mais afastados do centro mas o que Gili T é sobretudo é um dos melhores destinos de mergulho do mundo, com mais de 50 centros com pelo menos 3 saídas diárias. Tivesse ainda câmara para fotografar peixinhos...

A quem se arrisca a sair da calçada principal do litoral pelas ruas laterais de terra batida (pó, lama, buracos!) pouco iluminadas aparecem restaurantes simples de comida local, alojamentos mais alternativos a 1/3 do preço da praia, e depois pequenas aldeias de casas simples, cada qual com o seu galinheiro e horta, pouco tolerantes a corpos femininos em trajes de praia mas onde a vida corre simples, o toque para oração da mesquita é o que define o passar do tempo, as crianças vivem na rua e as avós sentam-se à porta de casa a descascar os legumes ou a depenar a galinha para a próxima refeição.

O mercado noturno é uma boa opção para jantar, é só escolher o queremos ver na grelha e negociar com exactidão a dose de picante (sem picante aqui significa médio picante😝).

As fotos são de 2 zonas de praia, a vida feliz das crianças da ilha, 2 de estradas do interior, tartaruga nadando mesmo junto à costa, o pôr-do-sol na costa Este e Oeste, 4 do mercado noturno incluindo a minha refeição, 2 dos locais das festas, a última de uma sessão de cinema ao ar livre.