quarta-feira, janeiro 31, 2018

Mekong

Viajando pelo Mekong (cidade de Can Tho).
Fotos: 5 pelos canais do Mekong, 4 no mercado flutuante (funciona como mercado para venda a retalho), 1 no mercado local de Can Tho, 3 das comidas de cá (um gelado artesanal fabricado na hora e um "make your own" spring roll).














segunda-feira, janeiro 29, 2018

Phu Quoc - paraíso em vietnamita

Phu Quoc é a maior ilha do Vietname, fica  apenas a 15 Km a sul da costa do Cambodja continental, chamada de Koh Tral por estes, e é reclamada também como parte do Cambodja. É mais uma história em que os europeus meteram o dedo onde não deviam: sempre pertenceu ao Cambodja e no sec XVIII os franceses montaram aí uma missão católica, mas em 1949 com a anexação do sul do Vietname aos territórios franceses converteram a ilha numa prisão e passou para a província da Conchi-china (que hoje é o Mekong do Vietname), afinal era tudo parte da grande "Indochinha Francesa". Nem a independência dos dois países nem a guerra de 1979 resolveu definitivamente o conflito.
Com a abertura vietnamita ao Ocidente e o novo aeroporto internacional em 2012 o turismo na ilha explodiu e os seus números mais do duplicam todos os anos, dizem a caminho de se tornar a nova Phuket. Ainda não digo eu. Apesar de um novo casino, dois shoppings e um parque aquático parte de novo complexo de hoteis que vai ocupar 3 Km contínuos de costa ainda é possível fugir à horde de turistas russos, polacos, chineses e japoneses, afinal 70% da ilha é um parque natural e há ainda muitas praias onde só se chega por estradas de terra.
Fotos: 2 de long beach, 2 de Vung bau beach, 2 de ilhas do arquipelago An Thoi (Dam Ngang e May Rut), 2 de visita a uma plantação de pimenta (principal plantação da ilha), 2 de visita a uma fábrica de molho de peixe (famoso no Vietname), 2 de visita a apicultura biosustentável, 1 de passeio na floresta do parque natural e 1 da vila piscatória de Ganh Dau onde se vê o Cambodja a apenas 2,6 Km.