sábado, fevereiro 08, 2020

Monumentos de Panjim

Fotos são 2 da igreja da imaculada Concepção, 3 do templo hindu Maruti, da fonte phoenix, do paço do arcebispo, as escadas da via sacra do arcebispo com a embaixada portuguesa à esquerda, 2 do templo hindu Shree Mahalaxmi, do jardim Garcia de Orta onde devia estar a estátua de Vasco da Gama entretanto substituida por não ser suficientemente indiana, e as escadas do Altinho.















sexta-feira, fevereiro 07, 2020

Velha Goa

Fotos da entrada (e a única coisa que sobra) do palácio de Adil Saha, o arco do vice-rei, 2 da igreja de São Caetano, 2 da Basílica do bom Jesus, do convento de Santa Mónica, da igreja de Nossa Senhora do Rosário, 4 da torre e do convento de Santo Agostinho, 4 da Sé e da vizinha igreja de São Francisco de Assis.
Alguns destes monumentos estão em perigo: o arco do vice-rei fica na única rua de acesso ao cais de um ferry bastante movimentado, é só uma questão de tempo até que um camião apressado o derrube; a torre de Santo Agostinho não tem qualquer estrutura de suporte, os restos do que ruíu estão espalhados pelo terreno como se vê numa das fotos, o que deveriam ser as capelas do interior estão ao sol e chuva sem qualquer proteção; a igreja de nossa senhora do Rosário (um dos poucos edifícios em estilo manuelino fora de Portugal) está de portas abertas para quem lá quizer ficar, neste caso era um cão que dormia em cima da campa de um nobre do século XVI.






















quinta-feira, fevereiro 06, 2020

É uma casa portuguesa com certeza

Igrejas brancas e mansões de arquitetura colonial foi o que os portugueses mais deixaram em Goa.
Uma zona especialmente bem conservada é Assagao por estar não tão perto da praia e do centro. Agora muitas são hotéis boutique ou casa de luxo de temporada.
As fotos são das igrejas de São Caetano, da Nossa Senhora da Saúde e de Santo António em Saolim, as restantes de casas de Assagao.















quarta-feira, fevereiro 05, 2020

O forte e a feira

As fotos são 5 no forte de Chapora construído pelos portugueses no séc. XVII, não resta senão as muralhas mas a localização é magnífica, na 3° foto vê-se toda a entrada do rio, na 4° a praia de Morjim, na 5° ao pôr-do-sol a praia de Vagator.
As restantes 3 fotos são na feira semanal de Anjuna.