sexta-feira, junho 18, 2010

Malta

Quem vem a malta por causa da praia regressa desiludido. A areia não abunda e não há grandes extensões fotogénicas. Mas o mar é muito limpo, azul transparente e a água é quente. Os malteses aproveitam-no bem, como nas rochas de Silema na primeira foto.
As restantes fotos são de St. Julian bay, 2 de St. George bay, 2 de Silema, a catedral de St. John, 2 do palácio do grão-mestre e as restantes na cidadela de Valletta.

























Mergulho em Gozo

























quarta-feira, junho 16, 2010

Gozo

A segunda maior ilha de Malta é um espanto.
4 fotos do centro de Victoria, 2 de Xlendi bay depois big bear rock, blue hole, azure window e inland sea.



















Noto

A última paragem da Sicília foi na cidade histórico de Noto.
Fotos da catedral , do teatro e do centro cívico.








segunda-feira, junho 14, 2010

Siracusa

A mais grega das cidades italianas, foi considerada a mais bela cidade do mundo antigo. Viveram aqui entre outros Platão e Arquimedes.
Desse tempo não resta muito, primeiro foi pilhada pelos romanos que depois construiram a sua colónia "em cima" dos antigos edifícios gregos e, no século XVII destruída por um terramoto. Ainda assim atraí muitos turistas, porque as poucas ruínas que restam são mesmo assim bem aproveitadas, porque a resconstrução que se seguiu ao terramoto aproveitou alguma arte e engenho dos castelhanos que na altura dominavam a cidade, porque a época balnear aqui é mais longa. Eu fiquei mais do que previa porque a cidade tem um excelente hostel, uma vida nocturna que me fez lembrar o BA e podia fazer daqui algumas visitas a outros locais de interesse.
Fotos de uma das praias, o brasão de Filipe II de Espanha (com o escudo português ao centro), e algumas igrejas e praças do centro histórico. As três últimas são de uma gruta chamada a orelha de Dionísio, o teatro grego e o teatro romano.