sexta-feira, junho 26, 2015

No lago Titicaca

Segundo as crenças andinas seria o local de nascimento do sol, mas mesmo que assim não seja é um local majestoso que nos faz sentir estar no topo do mundo.
A história dos povos do lago é de sobrevivência, e mesmo que o turismo tenha a sua influência mantêm um estilo de vida tradicional e muito costumes pré-incas, por exemplo, o código moral segue os 3 princípios não roubes, não mintas e não seja preguiçoso, e pelo vestuário e até pela forma de usar o chapéu é possível identificar não só o status dessa pessoa nesta sociedade mas também se está feliz ou infeliz, se procura ou já tem namorado(a), se mora em casa dos pais ou se é independente.
2 fotos das ilhas flutuantes de uros, 4 fotos da ilha de Taquile e 2 fotos da cidade de Puno.










quarta-feira, junho 24, 2015

No umbigo do mundo

Foi já apelidada de muitas coisas, desde capital arquelógica das Américas, capital histórica do Perú e dos Andes mas a ideia original é que Qosqo significa umbigo ou centro em quechua, já que esta cidade imperial estava no centro das 4 regiões administrativas dos Incas (Quechuas) e daqui partiam as estradas que as ligavam.
Mesmo depois da conquista espanhola pelos manos Pizarro e várias tentativas de reconquista inca falhadas, a cidade continuou a manter a sua importância, tornando-se no centro da colonização espanhola no Andes.
Os templos incas foram quase todos destruídos e nas suas bases foram construídas as igrejas, mosteiros e a catedral, mas em 1950 um grande terramoto destruiu parte da igreja de Santo Domingo, mas deixando intacta e agora visível a sua base, o magnífica templo inca do sol (Qurikancha).
Fotos de Qurikancha e 2 ruínas de templos incas dos arredores, a praça de armas com a catedral ao fundo, a praça são francisco, uma rua do tempo colonial, o mercado, e 3 das festas locais de valorização da cultura quechua.














domingo, junho 21, 2015

A caminho de Machu Picchu

Ao contrário de todos os guias de viagem e comentários de viajantes, sim, é possível obter alojamento em Cusco sem reservar na semana do festival do sol, entradas e transporte para Machu Picchu, obter alojamento em Aguas Calientes por 2 noites + guia e entradas em Machu Picchu Montaña por menos de 400 Soles.
São 7 horas de viagem em estrada de montanha, 2 das quais em terra batida, quando chegamos à hidroelétrica são mais 12 Km a pé pela linha férrea até Aguas Calientes (a cidade que fica a 9 Km de Machu Picchu), isto é apenas a ida.
O regresso é pior porque temos o "peso" da escalada à montanha no dia anterior.
3 fotos de Aguas Calientes e 2 do caminho pela via férrea.