sábado, fevereiro 01, 2020

Arambol beach

Arambol (ou Harmal como é conhecido pelos locais) é uma cidade estranha, poderia dizer que se gosta ou se odeia, mas é tão estranha que se gosta e odeia ao mesmo tempo.
Para a explicar melhor divido a cidade em 4:
- Harmal propriamente dita, a cidade original a 1 km da costa, onde vivem os locais e onde estão as paragens de autocarro e os bancos. Não há qualquer interesse em vir aqui.
- Arambol huts e Kalacha beach de que escreverei depois.
- Arambol centro ou Arambol beach, é uma rua (a única de alcatrão) com 900 m e comércio em toda a sua extensão. Começa no parque de estacionamento que serve de acesso ao meio da praia e termina no extremo norte da praia.
Nesta rua desembocam minúsculas e sujas vielas que conduzem a hotéis, restaurantes, mais lojas, e à praia por um acesso mais rápido.
Esta zona da praia é muito suja e tem muitos cães e vacas à solta, mas é onde estão os melhores hotéis e restaurantes. É também onde estão as lojas de conveniência, farmácias, vendas de fruta e agências de viagens.

2 fotos da praia, 3 da rua principal incluindo a igreja, possivelmente o único edifício não comercial de toda a rua, as restantes das vielas.












terça-feira, janeiro 28, 2020

Colva e arredores

As praias Colva, Sernabatim, Benaulim, Trinity e Zumbrai são na verdade uma mesma extensão de areia com quase 8 km, assumindo a praia o nome da vila que lhe dá apoio.
Colva é a principal cidade, cheia de resorts, lojas e restaurantes para turistas. Não é o local calmo a que se chamava paraíso do hippies à 50 anos atrás mas não me senti apertado, assediado ou com falta de opções de alojamento ou filas de espera nos restaurantes como noutros locais onde o turismo foi longe demais.
Benaulim é a seguinte em tamanho, e a opção a ter em conta para uma localização mais tranquila mas ainda com algum movimento.
As restantes vilas são locais mais isoladas em que é recomendável ter o próprio meio de transporte.
Fotos da praia e da principal atividade para além do turismo: a pesca, tratamento e venda de peixe seco.







Praias a sul de Agonda

Agonda e Canacona são os destinos de praia no sul do estado de Goa a serem descobertos, ainda suficientemente selvagens e com um rácio de turistas por habitantes decente, mas com restaurantes e alojamentos suficientes para que não esteja esgotado em época alta.
A sul de Agonda há uma pequena montanha que dificulta o acesso por carro à sede administrativa é Canacona, sem interesse mas onde estão os principais serviços (estação de comboio, supermercado, banco), daí são 3 km em direção à costa até 2 vilarejos de praia quase idênticos, Palolem e Patnem, as verdadeiras jóias.

Fotos da igreja de Agonda e 2 da praia, 4 da praia de Palolem, 1 da praia de Patnem.