segunda-feira, outubro 15, 2018

Tudo muito apetitoso

Alguns dos melhores omito por não serem tão originais, o peixe grelhado e o ensopado de carneiro são assumidamente pratos regionais de Creta mas semelhantes ao que comeria em Portugal.
As fotos são de spaghetti de frutos do mar (com um tempero bem diferente, com especiarias que não consegui identificar), carneiro no forno com mel, uma cerveja artesanal de produção local, bougtsa - um folhado com mel, açucar e canela para um pequeno almoço de campeão, pimentos rechados com queijo feta (muito bom!), gytos - uma espécie de pita mas com pão diferente e com carne de porco, dakos - uma espécie de bruschetta mas com pão de sementes e queijo feta, este sim o pequeno almoço de campeões servido no meu hotel em Paleochora, e uma salada grega - sem alface (óptimo), apenas com queijo feta, tomate, pepino e cebola, simples mas muito boa.










Kolympari

Kolympari, sede de mais um convento famoso pela sedição, seja a turcos ou a alemães. Este é também conhecido pelo museu que alberga as pinturas mais famosas da chamada escola cretence, época em que Creta era o centro da pintura grega dos seculos XV, XVI e XVII.





Stavros e Almirida

Hoje fui visitar um rocha. Não uma qualquer mas a que surge na dança final no filme Zorba, o grego.
O filme é razoável, o livro que lhe deu origem é melhor, a rocha... é uma rocha, e não é sequer bonita.
Fotos da dita rocha ao vivo e no filme, mais 2 de Stavros, e 3 fotos de Almirida, outro excelente destino de praia também com poucos turistas.









Arkadi e Panormo

O mosteiro de Arkadi foi construido no seculo XIII, atingiu a fama mundial e tornou-se um símbolo de luta pela liberdade e heroísmo em 1866 durante o periodo da revolução creta contra os turcos.
A "tragedia de Arcadi" ocorreu quando a 943 populares locais - os revoltosos mas também muitas mulheres e crianças - refugiaram-se no convento e foram cercados e por forças turcas muito superiores (conta a lenda que seriam 15000 homens e 30 canhões). Ao fim de vários dias em que foram massacrados, o último foco de resistência decidiu fazer explodir o paiol matando 1500 turcos e alguns dos poucos ainda resistentes da população local, excepto uma menina que viveu para contar a história.
Tornaram-se martires da luta grega pela independência e chamaram á atenção dos líderes europeus para um povo que se batia destemidamente pela liberdade.
Os turcos comemoram como uma grande vitória mas a tragédia mudou a opinião pública internacional. A revolta terminou com algumas poucas concessões turcas mas colocou definitivamente a questão da independência de Creta como exigência das grandes potências europeias em futuros conflitos com os otomanos.
9 fotos do mosteiro e 1 da vista deste, 2 fotos de Panormo, a vila turistica mais próxima com 2 pequenas praias mas mais do que suficientes para os poucos turistas.














domingo, outubro 14, 2018

Spili e Agia Galini

Spili é um minúsculo vilarejo de montanha com um monumento fantástico, demasiado até para o local onde está e por isso facilmente menospresado por turistas a caminho da praia.
A fonte veneziana (primeira foto) com 25 cabeças de leão a jorrar a água mais pura de creta (foi testada!) seria o ponto central em Rethymno ou Heraklion.
Restantes fotos são 2 do mosteiro de são Rafael (sede de bispado), 2 da vila vista de miradouros, e a igreja de Agios Pavlos.
As 2 últimas fotos são de Agia Galini, o principal destino dos turistas à procura de praia, achei demasiado construido e a praia não me convenceu.