sábado, maio 27, 2023

Isto é Esparta!!! (Lacônia)

Mas não é a Esparta antiga e gloriosa de Leonidas, nem a cidade protegida pelos imperadores romanos Otávio e Adrano. 

A cidade foi destruída várias vezes por invasores do Norte da Europa e árabes, apesar disso floresceu até ao início da idade média. Com a fundação de Mystras no sec. XII, muito melhor fortiticada e evoluindo rapidamente para o grande centro urbano, a cidade foi gradualmente abandonada.

Após a independência da Grécia em 1822 uma nova cidade foi construída de raiz, no mesmo local e com o mesmo nome, para funcionar como capital da província da Lacônia.

A estrada de montanha que liga Esparta a Calamata (Messinia) percorre as montanhas e desfiladeiros que a Oeste protegiam Esparta... foi por aqui que Leónidas enfrentou Xerxes e se criou a lenda. A garganta mais profunda e a passagem mais estreita chama-se Langada pass.

As fotos são 3 do sitio arqueológico da antiga Esparta, onde edifício gregos, romanos e bizantinos se misturam sem que os próprios especialistas consigam ter certezas sobre o que é o quê, foto da sede do município que funciona por cima de um bar, a estátua de Leónidas, a estátua aos heróis de Esparta, 3 fotos da estrada à volta das montanhas Taygetos pela Langada pass.










quinta-feira, maio 25, 2023

Mais de Argólida

4 fotos de Argos, o antigo teatro, o castelo e 2 peças do pequeno museu arqueológico.





3 fotos do sitio arqueológico de Tyrins.




8 fotos do sítio arqueológico de Epidavrou, incluindo as 2 primeiras do fantástico teatro e a última do estádio.










Cidadela de Micenas aka Mycenae

Lar do mítico Agamemnon, fundada por Perseus filho de Zeus, citada por Homero com "bem construída e rica em ouro". As muralhas eram tão altas (13 metros) e grossas (7 metros) compostas por blocos de pedra de 6 toneladas que os antigos gregos achavam que só poderiam ter sido construída por ciclópes.
Lendas e mitologia à parte sabe-se que foi a capital do reino mais poderoso da Grécia por mais de 400 anos.
Seria difícil corresponder à expectativa criada e, claro, ficou aquém. É certo que daqui sairam peças incríveis para o museu de Atenas (o museu local tem cópias) e muitas evidências que corroboram as certezas que temos hoje sobre o que se passou à quase 4000 anos, mas é pedir demasiado à minha imaginação que na foto 3 esteja a entrada do palácio e na foto 4 a sala do trono.
As fotos são todas da cidadela e do museu.












quarta-feira, maio 24, 2023

Nafplio

Peloponese foi dividido em 7 regiões principais: Coríntia (nordeste), Argólida (este e sudeste), Arcádia (centro), Lacônia (sudeste), Messênia (sudoeste), Elia (oeste) e Achaea (norte), ver mapa da primeira foto.

Começo pela Argólida (aka Argolis) e a cidade Nafplio, primeira capital da Grécia moderna e, digo eu, capital cultural de Peloponese.

O bairro histórico é composto por bonitas mansões em estilo veneziano e neoclássico, um misto de casas em pedra recuperadas e vivendas de cores alegres, ruas estreitas com calçada de mármore, elaboradas fontes bizantinas, esplanadas convidativas para descansar dos afazeres de turista. Três fortalezas (com nomes!), a enorme Palamidi, a menor Akronafplia, a naval Bourtzi. É um importante porto comercial desde o sec. X BC, agora negocia viagens de um dia a Spetses e Hidra.

Fotos da 2 praias, a menor Arvanitia junto à cidade, a maior Karathonas a 3 km, 2 das vistas da Akronafplia (praia e a Palamidi), a Bourtzi, 7 da Palamidi e vistas, 4 de algumas ruas da cidade, o jardim com antiga porta da cidade e a Palamidi ao fundo, a antiga mesquita convertida em cinema, uma fonte bizantina, o museu arqueológico, e 3 fotos de algum do seu conteúdo incluindo uma armadura do sec. XV BC em bronze com o capacete com dentes de javali, o pôr-do-sol visto de uma esplanada do porto com vista para a Bourtzi.