Mas não é a Esparta antiga e gloriosa de Leonidas, nem a cidade protegida pelos imperadores romanos Otávio e Adrano.
A cidade foi destruída várias vezes por invasores do Norte da Europa e árabes, apesar disso floresceu até ao início da idade média. Com a fundação de Mystras no sec. XII, muito melhor fortiticada e evoluindo rapidamente para o grande centro urbano, a cidade foi gradualmente abandonada.
Após a independência da Grécia em 1822 uma nova cidade foi construída de raiz, no mesmo local e com o mesmo nome, para funcionar como capital da província da Lacônia.
A estrada de montanha que liga Esparta a Calamata (Messinia) percorre as montanhas e desfiladeiros que a Oeste protegiam Esparta... foi por aqui que Leónidas enfrentou Xerxes e se criou a lenda. A garganta mais profunda e a passagem mais estreita chama-se Langada pass.
As fotos são 3 do sitio arqueológico da antiga Esparta, onde edifício gregos, romanos e bizantinos se misturam sem que os próprios especialistas consigam ter certezas sobre o que é o quê, foto da sede do município que funciona por cima de um bar, a estátua de Leónidas, a estátua aos heróis de Esparta, 3 fotos da estrada à volta das montanhas Taygetos pela Langada pass.