sexta-feira, maio 19, 2023

Ilhas Sarónicas #2 - Hydra

Hydra é chamada a pérola do golfo Sarónico. A entrada no porto é especial, todo rodeado pelas colinas e casas de pedra, ruas de mármore, bem preservadas e carregadas de história e identidade. Poderia chamar-se rústico-chic, uma ilha (oficialmente) sem carros (e motas, e bicicletas) em que o transporte depende de burros e mulas ou táxis-barco.
Outra singularidade desta ilha é a falta de areia (talvez a isso se deva estar tão bem preservada) à excepção da importada para praia Mandrake. Para lá do porto que parece um ser com vida própria e da cidade dependente do turismo que o rodeia, temos caminho rústicos (literalmente caminhos de burros), seja para entrada na àgua por uma rocha mais nivelada seja para subir a montanha.
Ao contrário de Spetses não é necessário olhar para todos os lados com cuidado redrobado para descobrir de onde virá uma scooter para nos atropelar, aqui é preciso olhar para baixo, não vá o caminho ter sido estrumado.
As fotos são do ponto de estacionamento dos burros no porto, um caminho cheio de "evidências" da passagem de carregadores, a vista do porto, algumas das esplanadas do porto onde podemos passar um dia inteiro a admirar que vem e que vai, a torre a igreja e seu interior, 2 do caminho montanha acima na direcção do Mosteiro Profiti Ilia das 4 fotos seguintes e da vista lá de cima na foto seguinte.
As fotos seguintes são das praias mais concorridas / organizadas / paga-se para entrar: 2 da Vlyhos, Plakes, 2 de Mandrake (cadeira de praia e chapéu aqui fica por 60€!), depois outras opções de onde entrar na água e o pôr-do-sol com Peloponese ao fundo.


































quinta-feira, maio 18, 2023

Ilhas Sarónicas #1 - Spetses

Na primeira das ilhas gregas desta viagem, nada de ordes de turistas, locais ou estrangeiros. Uma simples ilha muito semelhante ao que era há 30, 50 ou 100 anos atrás. É raro o carro nesta ilha, proliferam as scooters e bicicletas.
Para lá da pitoresca vila onde se chega de ferry é só o calçadão marginal ainda com alguns restaurantes, que se torna a estrada circular ao redor da ilha (26 km, perfeito para um dia de bicicleta), entre pinheiros que nos oferecem sombra e aroma, minúsculas capelas, provável resultado de pagamento de promessa de algum pescador salvo, e pequenas enseadas, por vezes não mais do que micro-praias, onde encontrar outro banhista é tão raro que é "festejado" com um cumprimento que não dariamos noutro local.
As fotos são da chegada à ilha de ferry, 2 do início do calçadão junto à cidade, do antigo porto visto do farol, da igreja Panagia Daskalaki, da vista desta sobre a vila e da fauna encontrada no caminho, uma das micro-capelas, 2 da praia Xylokeriza, a praia Agii Anargyri, 4 da gruta Bekiri, a praia Agias Paraskevi, a praia Vrelos, e 2 da mais famosa a praia Kaiki de onde fui afastado pelos elevados decibéis com "música" house dos anos 90 vindos do beach club (claramente a destoar do resto da ilha).


























terça-feira, maio 16, 2023

Atenas #4 - museu arqueológico nacional e museu bizantino & cristão

O museu arqueológico nacional é um dos mais importantes museus do mundo, tem o que de mais importante foi encontrado na Grécia, desde a pré-história até à ocupação romana.
As primeiras fotos são do edifício do museu, um exemplar de arte das ilhas cíclades e outra de arte macéneica ambos do 3° milénio AC, a máscara de Agamemnon, os copos dourados de Vaphio, mais 2 peças macéneicas do 2° milénio AC, várias estátuas famosas - o Sounion kouros, o bronze de Zeus de Evia, a Atena Varvakeion, a Afrodite, o cavalo e jovem cavaleiro, a Afrodite e Pan - e uma urna funerária romana.

















O museu bizantino & cristão e as ruínas do lyceum de Aristóteles. Fotos das ruínas por onde caminhou Aristóteles enquanto ensinava, o edifício do museu bizantino & cristão, e neste vários ícones e retábulos dos sec. XII ao XV e na foto 6 uma biblia do sec. XI.