sexta-feira, junho 02, 2023

Pylos e Methoni

Pylos é uma cidade com muita história. Desde "Pylos arenosa" citada por Homero como um dos reinos Micênicos, passando por uma das poucas batalhas perdida por Esparta para Atenas, até uma decisiva batalha naval da guerra da independência grega.
Pylos é além disso é uma cidade pitoresca, ladeada pela imensa baía Navarino, que na outra extremidade tem a magnífica praia Voidokilia e a lagoa Gialova que é reserva natural habitada no Inverno por cerca de 20.000 aves de mais de 250 espécies diferentes.
4 fotos do castelo do sec. XVI de Pylos construído pelos Otomanos (chamado novo castelo para não confundir com o do sec. XIII situado na praia de Voidokilia), a antiga muralha, 2 do porto.










Methoni, também mencionada por Homero, é uma pequena cidade com um descomunal castelo do sec. XV construído pelos Venezianos. Era um importante porto comercial na idade média e paragem obrigatória para quem se dirigia da Europa cristã para Jerusalém.
O castelo está rodeado pelo mar e só é acessivel por uma ponte, foi a razão deste ter sido o último local a ser conquistado pelos Otamanos no sec. XVIII. Numa minúscula ilha está a parte mais bonita, uma pequena fortaleza em espiral ligada também ela por uma ponte ao restante castelo.
9 fotos do castelo.











quinta-feira, junho 01, 2023

Palácio de Nestor e túmulo de tholos

Continuando pela Messênia próximo a Pylos fica o mais bem conservado palácio micênico, mencionado por Homero como a corte do mítico herói Nestor, rei de Pylos. 

O museu com algumas peças famosas recuperadas do palácio estava fechado para renovação.

Perto estava um bem preservado túmulo de tholos, crê-se que aqui estavam sepultados membros da família real de Pylos.

4 fotos do palácio e 2 do túmulo.








quarta-feira, maio 31, 2023

Voidokilia

Hoje tirei férias. O guia mandava-me subir esta montanha, são "só" 20 minutos até à caverna de Nestor e mais 20 até o castelo do sec. XIII, marcados na primeira foto.
Não quero, estou cansado de ruínas e escaladas. Vou ficar na praia Voidokilia, eleita em 2021 a segunda melhor praia da Grécia. Por acaso até já passei pela que foi eleita a melhor (relembrar Elafonisi) e não me entusiasmou.






Mais de Mani

Do lado Messênia de Mani, além de Kardamyli, Stoupa e principalmente Gythion são bonitas cidades com boa praia onde não me importava de ter parado mais tempo.

As fotos são 2 de Stoupa, 1 de Kardamyli e 4 de Gythion.









terça-feira, maio 30, 2023

O Sul de Mani

Monemvasia na costa Este e Neapoli na costa Oeste foram entrepostos comerciais importantes na idade média e locais de paragem de navios de cruzados em rota para Jerusalém. 

A primeira é uma cidade rochedo com uma pequena vila medieval dentro das muralhas.

A segunda que não é tão dramática à vista, tornou-se um porto importante de ligação às ilhas próximas inclusivamente a Creta.

A ilha mais próxima de Neapoli é Elafonisi (apenas 10 minutos de ferry) que é famosa pelas suas praias muito fotogénicas.

12 fotos de Monemvasia, 2 de Neapoli e 6 de Elafonisi.