sábado, junho 10, 2023

Kalavrytas (Achaea)

Kalavrytas é uma pequena cidade perdida na montanha que está no coração do gregos por 2 acontecimentos marcantes da sua história: apesar de já haver escaramuças, a versão oficial da guerra da independência é que o seu início foi aqui, quando num mosteiro próximo foi asteada a bandeira da Grécia em desafio ao ocupante Otomano; e em 1943, em retaliação à sabotagem da resistência grega nesta zona, os alemães reuniram 468 homens e rapazes com mais de 13 anos para os fuzilar (13 escaparam), as mulheres e crianças foram aprisionadas numa escola que foi colocada a arder (neste caso a maioria escapou).

A minha visita foi muita rápida, mais focada nas vistas do que no museu e monumento do holocausto grego.

Primeiro a visita ao mosteiro Mega Spileon (não o da independência) encavalitado nas montanhas, local de aparecimento de uma gravura sagrada numa caverna e depois disso vários milagres que lhe foram atribuídos. 6 fotos do mosteiro e 2 da vista deste.









Passeio de comboio pelas montanhas de Diakofto a Kalavrytas. Foto do comboio (é o da direita!) e as restantes das vistas durante a viagem.









Costa Norte de Zachynkos

A costa Norte, Nordeste e Noroeste é bastante diferente. A maioria das praias são de difícil acesso e/ou não são de areia o que afasta a maioria dos turistas estrangeiros. Ainda assim é aqui que estão mais 2 dos cartões postais da ilha: a praia Navagio (naufrágio) na primeira foto, vista do miradouro da segunda foto (a evitar a quem sofre de vertigens); e as grutas da costa que se acedem de passeio de barco (armadilhas para turistas?!), na terceira foto os barcos à espera para entrar à vez em duas das grutas e na quarta foto o porto de Agios Nikolaus de onde partem estes passeios de barco.

As restantes 3 fotos são de 3 das pequenas praias de calhaus da zona Makris Gialos, Xigia e Pelagaki.









sexta-feira, junho 09, 2023

Costa Sudoeste de Zachynkos

Um dos cartões postais de Zak é o cabo Keri, com as falésias brancas e este azul "impossível" da água.
2 fotos de Keri, a praia Marathias, 3 do ilhéu de Myzethres, a baía de Kerion, 2 do miradouro de Plakaki e 3 da praia de Dafni.














quinta-feira, junho 08, 2023

Costa Este e Sudeste de Zakynthos

Nesta zona de Zak o turismo pega forte (demasiado parecido ao pior do Algarve). Beach clubs e "praias organizadas", muitas dezenas seguidas de espreguiçadeiras com guarda-sol onde os camones, variando rapidamente entre pálido côr de leite e a queimadura solar de terceiro grau, passam as horas de sol.
Detectei 2 epicentros, Banana beach a Sul e Tsillivi a Norte de Zachynkos, mas desde Gerakas até Alykes toda esta "infraestrutura" está presente. Mas o problema não se resume à praia, nas "traseiras" destas foram geradas micro-cidades com restaurantes, bares, hotéis, cafeterias, agências de passeios turísticos, sem estacionamento, sem passeios, na estrada principal que dá a volta à ilha. Resultado: tudo entupido.
Fotos são 2 da praia de Gerakas (a menos lotada a Sul), St. Nicholas, Banana, Porto Zorro, Kaminia (também pouco lotada) e Alykes (também pouco lotada).










Mais de Elia

As fotos são 5 de Andritsaina (a antiga capital de Elis), praia de Lagkouvardos, 2 praias de Skafidia, 3 do enorme templo de Apolo Epicurus (em reconstrução).