sábado, dezembro 10, 2022

Mais de Sarasota

As primeiras fotos são da enorme estátua "unconditional surrender" num parque de Saratosa, seguida da foto original que foi símbolo da festa no dia da rendição do Japão na segunda guerra. 

Na terceira foto está o centro de Saratosa ao fundo e a ponte vistas de Bird key.

Depois o teatro Asolo, 5 fotos do art district incluindo o que resultou de um festival de desenho das calcadas a giz, as 2 últimas são de St. Armand's circle no Lido key.


















O complexo Ringling em Sarasota

John Ringling foi um empresário de circo que ajudou a moldar o circo moderno.

No seu auge o circo Ringling apresentava-se como "o maior espectáculo do mundo", empregava 1120 pessoas, tinha 28 tendas, a tenda principal ocupava 2 quarteirões e permitia sentar 14000 espectadores.

Investiu também em caminhos-de-ferro, imóveis, petróleo e obras de arte e foi considerado um dos homens mais ricos do mundo mas perdeu praticamente tudo com a grande depressão, sobrou a mansão, o museu do circo e as obras de arte que colecionou. 

No seu testamento doou tudo ao estado da Flórida que agora gere o complexo e tem vindo a melhorar o espólio.

As fotos são da entrada no complexo, 2 da mansão chamada de Cà d'Zan, 3 dos jardins, 1 do kuseu de arte, 7 do museu do circo incluindo as 3 últimas de uma miniatura fidedigna do circo no seu auge com mais de 350 metros quadrados.




















sexta-feira, dezembro 09, 2022

St. Pete

Não tem a vitalidade e pujança económica da vizinha Tampa e não tem as bonitas praias de St. Petersburg beach mas tem o pontão, o centro histórico e a zona marginal à baía muito bem aproveitada. Depois há o old northeast, um grande bairro com mais 3000 cottages rústicas do início do sec. XX classificadas com património histórico com mistura muito própria de estilos colonial, mediterrâneo revivalista e neoclássico.

As fotos são do início do old northeast, a casa que mais gostei no bairro, do jardim do centro com as luzes de natal, o museu de arte, a feira de Sábado com música e produtos locais, 2 do jardim de palmeiras (será que os esquilos se estão a tornar um praga na Flórida) e o centro da cidade vista do pontão.













quarta-feira, dezembro 07, 2022

Sun coast

As fotos são da pequena praia artificial de St. Pete, de Gulfport, de Mullet key, 2 da magnífica praia do parque do forte De Soto e a praia Pass-a-grill em St. Pete beach.








Tampa

As fotos são museu de arte de Tampa e do museu Glazer para crianças, um táxi do rio aproximando-se da paragem, o museu Henry Plant, vista do rio e da river walk, vista do rio com o centro à esquerda e a universidade à direita.







segunda-feira, dezembro 05, 2022

Jax

Jacksonville é uma estranha. É a maior cidade dos EU em área, tirando as do Alaska que têm uma organização diferente, mas é apenas a 12° em população com menos de 1M. É bem mais visível a população indigente no centro da cidade do que em qualquer outro lugar da Flórida mas tirando estes é praticamente uma cidade fantasma.
As primeiras 3 fotos são de San Marco, um bairro a Sul do centro e a vista deste para o centro através do rio. 
As 4 seguintes são de um carvalho com mais de 50 metros de largura e 250 anos (anterior à fundação da cidade), na mesma foto a biblioteca municipal e o MOCA (museu de arte contemporânea), o estádio dos Jaguars (futebol americano), o 7° presidente americano Andrew Jackson que nasceu no Tennesse e nunca cá pôs os pés mas tanto impressionou pela sua liderança numa batalha no Oeste da Flórida que deu o nome à cidade.
Depois vêem as fotos bizarras, a primeira é 3 garagens gigantescas de quarteirão inteiro e vários andares, seguidas. Ordenamento do território?
Depois são as igrejas, numa área de 5 quarteirões estão as igrejas (pela ordem das fotos... espero eu) bethel (pentecostal), metodista episcopal africana, presbeteriana, basílica católica, metodista unificada, catedral anglicana, episcopal e batista.