sexta-feira, novembro 11, 2022

Key West

Key West, o fim (ou início) da estrada, a cidade mais a Sul do EU (e como eles exploram isso).

As 2 primeiras fotos são do marco do ponto mais a Sul e da enorme fila para tirar a foto no marco, ao lado está o hotel mais a Sul, seguido do restaurante mais a Sul, seguido do café mais a Sul, etc, etc, etc...é também o ponto onde se encontram o Atlântico e o Golfo do México.

Depois, as praias Higgs e do forte, da pequena casa branca (assim chamada por o presidente Roosevelt fazer dela o seu local de férias durante a presidência), o marco de início (mile 0) da auto-estrada US1 que termina no fronteira do Maine com o Canadá, o antigo farol, a casa de Hemingway, a camara municipal, o mercado de Cliton Square, 2 do forte Zachary, 2 da fauna local e 3 da infame rua Duval (numa noite de terça-feira).
























quinta-feira, novembro 10, 2022

Dry Tortugas

O parque nacional Dry Tortugas é um dos menos visitados nos EU (não ajuda ficar a 70 milhas da cidade mais próxima e ter que pagar 200$ pelo tour mas vale a pena).
Além de algumas milhas do mar circundante o parque é composto por 5 ilhéus minúsculos, o maior deles ocupado quase na totalidade pelo forte Jefferson (monumento nacional). A construção foi iniciada em 1847 mas o plano nunca foi totalmente completo porque o peso da estrutura corria o risco de fazer a ilha afundar.
Serviu de prisão para desertores durante a guerra civil, e durante mais de 100 anos de dissuasão para ataques navais no golfo do México.
Hoje em dia, além da vista dos turistas, tem também a ocasional chegada de imigrantes cubanos nos seus frágeis barcos. Na primeira foto, além do ferry usado no tour, é possível ver alguns destes barcos deixados aqui pelos emigrantes.
 


















 

terça-feira, novembro 08, 2022

Conch Republic

Sabes que estás no Sul do EU quando ao lado da bandeira americana (ou apesar desta) está também a bandeira de uma república fictícia. Neste caso a da Conch Republic que declarou as Florida Keys independente dos EU em 1982. O lema desta república não deixa margem para dúvidas sobre a seriedade dos seus propósitos - It's fun for all and all for fun.

E alguma é diferente neste território independentista? Sim, os galos e galinhas selvagens. São tantos e estão por todo o lado que até parecem ser uma espécie protegida. 

Não é claro como esta praga começou. Alguns dizem que foram os ciganos que viviam de vender comida porta a porta e os mantinham para ter ovos, depois de chegar a ponte e desaparecer a escassez de alimentos abandonaram-nos. Outros dizem que a estória do abandono dos galos remonta ao período em que deixou de ser permitida a pratica de lutas de galos.

Fotos de uma casa com a bandeira e de uma rua com os galos selvagens.




segunda-feira, novembro 07, 2022

Mais de Miami Beach

As fotos são 2 da fauna local, 2 de south point, 2 de Española way, 3 de Lincoln mall (a quinta avenida do Sul) incluindo o seu enorme estacionamento, e 5 de mais arquitectura original de Miami Beach incluindo a última foto que achei reveladora da criatividade (ou será permissividade?) como se mantém uma fachada histórica sem deixar de construir um arranha-céus.




















domingo, novembro 06, 2022

SoBe Art-deco historic district

 As Caraíbas nos Estados Unidos, não só no clima mas aqui também em arquitectura dos anos 50.

Na magnífica Ocean Drive entre as rua 5 e 14 vêem-se os melhores exemplos (as 10 últimas fotos, na penúltima foto um edifício recente mantendo o estilo, na última o parque Lumus e depois a praia - "o outro lado" da Ocean Drive) mas mesmo a vários quarteirões de distância em SoBe (South Beach) há vários edifícios icónicos como os correios (primeira foto), o museu Wolfsonian (quarta foto), o 11th street dinner (sexta foto) e o hotel astor (sétima foto).