sábado, maio 28, 2022

Tour blue lagoon das 3 ilhas

O tour das 3 ilhas com blue lagoon, muito popular entre os turistas por estas partes, no barco Korsaro da primeira foto.

Primeira paragem na baía de Necujam na ilha Solta local de um naufrágio a cerca de 1 metro de profundidade (2 fotos).

Segunda paragem em Maslinica, uma adormecida vila piscatória também na ilha Solta numa baía protegida por 7 ilhas à volta (4 fotos).

Última paragem na blue lagoon, a foto das brochuras de agências de turismo de Split, na ilha Drvenik Veli (3 fotos últimas fotos).

O cruzeiro termina com o retorno a Split, chegando perto do pôr do sol, com toda a gente felicíssima, a que não é alheio a happy hour de mojito e cerveja da última hora de navegação.















sexta-feira, maio 27, 2022

Norte de Split

Esta viagem ao Norte de Split incluiria apenas as ruínas romanas de Solin, além da fortaleza de Kliss, ambos arredores muito próximos a Split, mas é ao museu arqueológico de Split que foram parar os melhores achados de Solin por isso é aí que começo.
As 4 primeiras fotos são do museu, as 3 seguintes são das ruínas de Solin.
As 5 últimas fotos são da fortaleza de Kliss, na terceira deste lote vê-se Split ao fundo. Por aqui andou também a "mãe dos dragões" a libertar escravos - referência a personagens e cenas filmadas aqui da série game of thrones.


















quinta-feira, maio 26, 2022

Trogir

Uma pequena cidade medieval com uma praça onde se concentram os principais monumentos, a prefeitura, a torre do relógio e a magnífica catedral. Depois de uma pequena marina as fortalezas (a grande e a pequena), mas vale a pena percorrer a cidade de novo por ruas sem turistas.

Como se não bastasse tem muito próximas algumas das melhores praias da Dalmacia Central (3 últimas fotos) - Okrug Gronji, Labadusa e Duga.






















quarta-feira, maio 25, 2022

A costa de Zadar a Split

Além de Sibenik e Trogir de Zadar a Split pela costa fiz outras pequenas paragens, mais por instinto que por planeamento, estes foram os locais que chamaram à atenção.

Duas fotos de fortificações de Kastela, a segunda já com Split ao fundo, fortificação em Marina, praia em Pakostane, praia em Pirovac, e as 4 últimas de Primosten.












terça-feira, maio 24, 2022

Parque Nacional Krka

Visita ao P.N. Krka, primeiro para ver as cascatas depois o mosteiro de Krka, um importante centro de peregrinação ortodoxo.