sexta-feira, novembro 28, 2008

Parque Nacional Aparados da Serra

Fotos do Cannyon do Itaimbézinho no Parque Nacional Aparados da Serra, perto de Cambará do Sul e a 2 horas de Canela, ainda no Rio Grande do Sul.













quinta-feira, novembro 27, 2008

Gramado e Canela

Gramado e Canela são duas cidades vizinhas na serra gaúcha, ambas com pouco mais de 30.000 habitantes e ambas concorrem como o destino turistico da região, mas são muito diferentes.

Gramado é uma griffe, é o destino da moda frequentados pelo “jet set” e os gaúchos, catarinenses ou paulistas ricos bem ao estilo dos mais famosos resorts de inverno europeus. Os jardins parecem saidos da manicure e os edíficios chalets de montanha.

A época alta aqui é o Natal, até porque é a altura o ar fresco da montanha mais atrai, e Gramado explora esse facto até à exaustão e de forma até extravagante. Qualquer restaurante, pousada, hotel, lojinha ou posto de gasolina tem um “papai noel” bem visível, todas as ruas estão enfeitadas e pode visitar-se o parque do dito, a sua casa, a fábrica de brinquedos, a árvore dos desejos e até renas. Um dos pontos altos é o desfile de Natal (um dos 16 entre início de Novembro e início de Janeiro) em que toda a cidade participa, leva todo o ano a preparar e só é comparável ao Carnaval numa escola de samba.

Em Gramado tudo é feito a pensar no turista e onde o podem levar a gastar ainda mais dinheiro.

Canela intitula-se como a capital do Brasil do eco-turismo e turismo de aventura. Há muitas empresas a oferecerem rafting, escalada, bugee jumping, mountain biking, rappel, trekking, etc. A pouca distância da cidade ficam o parque do Caracol, com a espetacular cascata com o mesmo nome, e o Parque da Ferradura também com uma cascata e uma excelente vista sobre o canyon.

Canela também tem os seus enfeites de Natal e o ponto alto, bem no espírito da cidade, é a descida em rappel de “papais noel” da catedral de pedra.
As fotos são de Canela: 4 no parque do Caracol, a catedral de pedra e 4 no parque da Ferradura; de Gramado: 3 no parque do pai Natal, 5 das ruas de Gramado e 2 do desfile de Natal.

Canela










Gramado











domingo, novembro 23, 2008

O mau tempo continua

Estou sitiado em Florianópolis. Por quasa da chuva sem poder visitar o que quero e também não faz sentido seguir para os próximos destinos que seriam principalmente cidades de praia.
Esta é uma das paragens que me gerava mais expectativa por isso decidi esperar aqui o que for preciso até conseguir fazer tudo o que quero.
Vou ter que fazer algumas adaptações ao resto do roteiro, tão bem pensado nas semanas que antecederam a minha partida.

Em Florianópolis este já é o mês mais chuvoso desde 2006. Na Grande Florianópolis, a média de chuva de novembro é de 140 milímetros e choveu cerca de 300 milímetros, até agora, porque ainda faltam dados de 9 dias até ao final do mês.
A previsão é de chuva até terça-feira, 2 ou 3 dias nublados, e mais chuva outra vez até domingo. Haja paciência!!!