sábado, novembro 22, 2025

Jacó

Não é para todos os gostos. 
Predios grandes, muitos gringos - expatriados, nómadas digitais e turistas - muita festa (álcool!), restaurantes com comida internacional além de típicos McDonald’s, KFC, Starbucks, mas pouca Costa Rica. Os Ticos, que não ricos veraneantes de San José, são marginalizados e o eco-turismo é uma lembrança remota.
As praias são abismalmente grandes, e o surf é rei.
Fotos 4 da praia de Jacó, o mercado de produtores, 4 do miradouro e o caminho pra lá chegar, 2 da praia Herradura, 2 da praia Esterillos, e as 4 últimas são a prova de que podem tirar Jacó da natureza mas não tiram a natureza de Jacó.



















quinta-feira, novembro 20, 2025

Tour da ilha Tortuga

Fiz este tour a partir de Montezuma, mas também é possível fazê-lo de Jacó.

O caminho para lá chegar é metade do gozo, depois 1h de snorkeling e 3h de almoço na praia.















terça-feira, novembro 18, 2025

Montezuma

Montezuma é uma minúscula aldeia de pescadores e pequenos artesãos neo-rastas no extremo Sul da península de Nicoya.

Tem 2 ruas, e com a chegada do turismo, alguns bons restaurantes, uma cachoeira (a qual se chega por uma trilha dificílima) e uma pequena praia que permite o embarque e desembarque de turistas em pequenos barcos a motor.

Foto do mercado de los artesanos, que ocupa quase toda extensão de uma das ruas.


Foto um pequeno show de música unplugged de alguns "artistas" locais.


As 2 praias de Montezuma, a grande com muitas rochas e mar bravo e a pequena numa baía resguardada.



A cascata e a trilha para lá chegar, atravessando rios pulando de pedra em pedra e subindo encostas enlameadas puxando por cordas. O prémio é entrar na água e refrescar.







domingo, novembro 16, 2025

Montezuma - o legado Wessberg

O casal Wessberg (ele sueco, ela dinamarquesa), a viver próximo a Montezuma desde a década de 1950, ficaram chocados quando descobriram que uma parte da zona florestada junto ao Cabo Blanco tinha sido cortada. Em 1960 a prioridade do governo da Costa Rica era o desenvolvimento agrícola e essas terras férteis serviam esse propósito.

Trabalharam desde essa data em convencer as autoridades sobre a necessidade e utilidade de criar parques e reservas naturais. Esse esforço deu os primeiros frutos em 1963 com a criação da Reserva Natural de Cabo Blanco, a primeira na Costa Rica.
Até ao fim das suas vidas (ele assassinado durante uma campanha ambientalista em 1973, e ela em 1994) continuaram a lutar pela conservação ambiental na Costa Rica, que a eles deve o riquíssimo sistema de parques que tem hoje.
Foram sepultados no terreno da sua casa, que foi transformado também numa micro-reserva - Reserva Absoluta Nicolas Wessberg.

Hoje mais de 1/4 do território da Costa Rica faz parte de uma reserva, contando também com as águas marinhas a área protegida ultrapassa os 53%. 
As receitas do turismo nestas reservas representam cerca de 6,5% do PIB e são responsáveis por 13,3% do emprego (curiosamente os mesmos valores que na agricultura).

Da Reserva Wessberg faz parte também uma praia, chamada de Colorada por ter muitas pedras de diferentes cores. Muitos vistantes ainda hoje prestam homenagem aos Wessberg deixando no local uma coluna de pedras de cores diferentes.
Fotos na praia Colorada.