sábado, outubro 16, 2010

Darwin e Arnhem land

Algumas fotos, 8 de Arnhem land (uma regiao enorme sob gestao aborigine, uma das mais antigas, mais bem geridas e bem conhecida pela sua arte aborigene e pintura rupestre) e 7 de Darwin.





























quinta-feira, outubro 14, 2010

Kakadu, Litchfield e Katherine

As condições climatáricas levaram-me a começar pelo Top End, como lhe chamam por cá, que é uma região tropical no extremo norte da Austrália, com muito pouca população e que está repleta de enormes reservas e parques.
O mais famoso destes é Kakadu, com 20000 Km2 é o segundo maior parque natural do mundo e foi classificado como património mundial tanto pela bio-diversidade da sua vida selvagem como pela herança cultural dos povos aborígenes que aqui habitam à mais de 50000 anos.
Nesta época do ano, conhecida como a pré-monção, com o início da chuvas o nível da àgua sobre rapidamente (varia normalmente 8 metros num só dia) e proporciona algumas condições únicas para visitar algumas das quedas de àgua mais famosas. Apenas durante alguns dias as estradas ainda estam acessíveis e as quedas de àgua já não estão secas.
Além de Kakadu, visitei também Litchfield, bem mais acessível a partir de Darwin e com piscinas naturais durante todo o ano, e Nitmiluk/Katherine com as grandes gargantas conhecidas como Katherine gorge.
As fotos são 3 de Litchfield (Buley rockhole e Florence falls), 12 de Kakadu (várias entre Yellow waters, Ubirr rock, Jim Jim falls, Twin falls e Golum) e 4 de Nitmiluk (Edith falls e Katherine gorge).