sábado, maio 20, 2006

Finalmente parou de chover...

... e consegui sair à rua e ver como é linda esta ilha.
As fotos:










quinta-feira, maio 18, 2006

Como é a ilha da Páscoa

Os nativos são completamente ocidentalizados e vivem quase só do turismo, e alguns poucos de agricultura.
A ilha é bem pequena, mais ou menos 30 km por 10 km.
O filme Rapa Nui (que vi aqui) descreve como era a vida até à 140 anos atrás. Agora já nada é assim, à excepção da festa do dia da ilha (acho que é no dia de Páscoa) em que vão buscar os custumes antigos.
Há mais ou menos 15 lugares com estátuas, mas alguns deles têm apenas uma e muitas estão em mau estado. Há 2 ou 3 lugares que são mesmo obrigatórios e têm entre 7 e 15.
Há também um vulcão extinto com uma lagoa no meio que me parece lindo mas ainda não tive oportunidade de lá ir.
Chove furiosamente 25 horas por dia por isso não tenho muitos fotos e as que tenho não têm a qualidade a que habituei os fieis leitores deste blog :-(

quarta-feira, maio 17, 2006

No fim do mundo

Estou na ilha da Páscoa (chamada assim por que os europeus a descobriram nesse dia), para os nativos isto chama-se Rapa Nui. Este é o local mais isolado do mundo, o Chile continental fica a cinco horas de avião e Tahiti a cinco e meia, ainda assim a palavra Rapa Nui quer dizer centro do mundo. É que eles acreditavam que eram os únicos humanos que restavam, tudo o resto tinha afundado. Faz-me lembrar a alegoria da caverna de Platão (quem não sabe o que é que procure).

Ficam algumas fotos das famosas estátuas (moais).




segunda-feira, maio 15, 2006

Perto dos Andes

Sexta-feira passada, já farto da cidade, decidi alugar um carro e visitar algum outro local aqui perto. Nada a mais de uma hora porque também não me apetecia muito conduzir. A escolha acabou por recair em Cajón del Maipo, a cerca de 60 Km a sudeste de Santiago.
Fui até à nascente do rio Yero e até um vilarejo chamado Lo Valdés e acabei andar cinco horas e 80 Km só em estradas de terra, e em boa hora o fiz porque foi o melhor dia que passei no Chile. A paisagem é um sonho, algo só visto na TV ou algum mail spam sobre as fotos do ano.
O monte com neve que se vê ao fundo é o vulcão Maipo, activo pela última vez em 1932 e que fica a 5.290 metros de altitude.






domingo, maio 14, 2006

Visita a Santiago

Não gosto muito de visitar cidades, ver museus, andar pelas ruas cheias de transito, ainda por cima nesta, a cidade mais poluida do continente americano (ultrapassou este semestre a cidade do México) como se nota pelo smog em algumas fotos. Mas como só vou ver outras vez uma cidade a sério dentro de quase dois meses em Sidney tentei tirar o máximo do tempo que aqui estive.
As fotos são da Intendência de Santiago, Palácio de La Moneda, cerro Santa Lucia, museu de belas artes, plaza de armas, parque O'Higgins, plaza Italia, plaza Italia vista do teleférico e o dito teleférico, nada aconselhável a quem tem medo de alturas.