sábado, junho 17, 2023

Vravrona e as praias a Este de Atenas

Perto de Rafina, um dos portos de acesso às ilhas Cicladas, ficam várias praias concorridas e as ruínas de Vravrona.

Nas ruínas há um templo de Artemis do sec. V BC e uma capela do sec. VI AD. Na primeira foto vêem-se ambos, na segunda apenas o templo, as restantes fotos são do museu de apoio.












As praias abaixo são de Rafina (com o porto de ferrys ao fundo), 2 de Artemis e Vravrona.





sexta-feira, junho 16, 2023

Marathona e arredores

No Noroeste de Attica há um local que se destaca. Marathona foi o palco de uma das mais célebres e celebradas batalhas da história, aqui 10.000 gregos e aliados derrotaram 25.000 persas, provando ao mundo que os persas não eram invencíveis, e parando o seu avanço para a Europa que parecia inevitável.

Cerca de 6000 persas morreram mas apenas 192 gregos, que foram sepultados no chamado monte túmulo dos atenienses (2 primeiras fotos). A 193° vítima grega, segundo a lenda, terá sido um soldado chamado Pheidippides que correu os 42 km até Atenas anunciando "Ganhámos! Ganhámos!", colapsando e morrendo à chegada.

As restantes fotos são 2 de sepulturas da idade do bronze (cerca de 3000 BC), 8 fotos no museu arqueológico, 2 das ruínas de um templo de culto egípcio em Brexiza, 2 das ruínas de Ramnous e 2 da praia de Shinias, uma das melhores de Attica.






















quinta-feira, junho 15, 2023

Eleusis e Daphni

Passando Peloponese cheguei a Attica, também conhecida com a grande Atenas.

Na parte Este fui às ruínas arqueológicas Eleusis, onde no período de Micênico se celebrava o culto pagão de Demeter e ao mosteiro de Daphni com magníficos mosaicos.
As fotos são 13 de Eleusis incluindo no mesmo local uma capela do sec VI AD, depois 10 fotos do mosteiro de Daphni.