terça-feira, dezembro 13, 2022

Wynwood

É o bairro mais artístico de Miami, com murais magníficos, a começar pelos da Wynwood walls - museu de street art - de onde são as primeiras 16 fotos, mas abandonando o preconceito de caminhar pelo 'hood vêem-se outros magníficos exemplos.

Além destes há também mais de 60 pequenas galerias de arte em Wynwood, contrastando com o bairro vizinho ultra-chique que detem o nome de Design District e onde se vende mobília Louis XIV ou candeiros estilo Romanov.





























Little Hanava

Little Havana é a suposto ser o enclave cubano de Miami, algo entre o seu ghetto e um museu a céu aberto, mas há cubanos por todo o lado em Miami. Aqui os de primeira geração já são poucos, em algumas pequena padarias ou lojas de conveniência a vender coladas ou cortaditos (café cubano), mas Cuba é a cultura que vende por aqui por isso se exagera, os restaurantes têm uma banda com música cubana que tocam sempre as mesmas 5 ou 6 músicas Cuba isla bella, Guantanabera, etc.

Para a segunda e terceira geração Cuba já diz pouco, vivem noutros bairros e este já não é deles, é o dos pais ou avós. Entretanto para lá da Calle Ocho novos emigrantes latinos passaram à maioria: venezuelanos, salvadorenhos, brasileiros, mexicanos, dominicanos, porto-riquenhos. Isto é bem visível no mercado de domingo e nos restaurantes que não para turistas.

As fotos são do Tower Miami teather, do passeio da fama, memorial aos combatentes do comunismo mortos na baía dos porcos, o parque Máximo Gómez (os jogadores de dominó parecem figurantes), Cubaocho museu, mais 2 pela calle ocho, o mercado de Domingo e a minha refeição num restaurante salvadorenho a alguns quarteirões onde eu era o único estrangeiro, uma das melhores desta viagem.











segunda-feira, dezembro 12, 2022

Coral Gables

É o bairro da moda, onde todos querem morar, passear, comprar, comer... mesmo que um café custe 10 dólares.

As fotos são 2 da Miracle mile, da Av. Giralda, o Miracle teather, a câmara municipal, a Venetian pool (fechada para o inverno), 5 do hotel Biltmore e 3 da parada de Natal.


















Vizcaya e Coconut grove

Um pequeno bairro de Miami com poucos pontos de interesse mas que valem bem a pena.

As fotos são dois centro comerciais em estilo "miracle mile" - Merrick park e Coco walk (Coral Gables a expandir-se), 2 do parque e mansão Barnacle, do parque em frente à estação do metrorail de Vizcaya, 2 do santuário de NS da la caridad, as restantes do museu e jardim Vizcaya (principalmente o jardim é muito bonito).

Mais uma casa de férias de inverno de um bilionário do século XIX ou XX, em estilo villa italiana de um século passado, neste caso James Deering. 

A mansão foi construída em 1916 quando Miami era ainda um vilarejo, para a construção empregou cerca 1000 trabalhadores (pasme-se) 10% da força de trabalho local.