terça-feira, agosto 04, 2009

New Bedford

New Bedford e a Fall River são talvez as cidades mais portuguesas dos US. Às várias vagas de imigração principalmente de açorianos juntam-se também bastantes descendentes de cabo-verde e é português que se houve nas ruas.
Fotos são 2 do consulado português, portas da cidade de Fall River (réplica das de Ponta Delgada), várias mansões e monumentos de New Bedford incluindo as 3 últimas que são do museu da baleia.


























Cape Cod

Fotos do Cape Cod: Sagamore beach, 2 de Town Neck beach em Sandwich, 2 de Falmouth, 3 de Woods Hole, Sandy Neck beach, do museu JFK em Hyannis, Nauset beach e as restantes de Provincetown.
































segunda-feira, agosto 03, 2009

The grey lady

Este foi um dos pontos altos da viagem. Nantucket é o tipo de local sobre o qual se pintam quadros, se fazem filmes e se escrevem livros só para tentar explicar como é o paraíso.
A alcunha the grey lady vem do grande número de dias que passa debaixo de nevoeiro cerrado, tem pouco mais de 120 Km quadrados e cerca de 10.000 habitantes, foi vendida em 1659 por 30 pounds, os índios locais chamavam-na "Canopache" - lugar de paz, mas fica na história por ter sido o maior porto baleeiro do mundo no século XVII e início do século XVIII. O livro Moby Dick é claro quando refere que "os mares pertence aos habitantes desta ilha como a imperadores pertencem impérios".
A partir de 1848 a vizinha New Bedford passou a controlar a indústria baleeira e Nantucket definhou até meados do século XX, quando, tal a vizinha Martha's Vineyard passou a ser um cobiçado destino turístico da classe alta do nordeste dos US, mas ao contrário do que aconteceu Vineyard aqui este desenvolvimento foi altamente controlado.
Não é que Vineyard seja assim tão desenvolvido, mas aqui são raros os edifícios com mais de dois andares e mantêm a traça original, TODAS as praias são de acesso público e quase 40% da sua área total é de conservação ambiental. O porto de pesca ainda funciona e os seus habitantes não se escondem atrás de muros altos antes têem gosto em arranjar os jardins e trepadeiras e mostra-las a toda a gente.
A última foto é do hostel onde fiquei instalado, originalmente uma estação salva-vidas construída em 1873.