quinta-feira, janeiro 25, 2018

Vietname é uma guerra não um país

Mais de 40 anos depois do fim da carnificina, aos olhos do mundo, Vietname ainda é uma guerra não um país.
A guerra de independência contra a França foi apenas a parte inicial, e mesmo descontanto o curto periodo de paz 1954-1959 "as guerras da Indochina" foram as de maior duração da história do seculo XX. Mesmo a esta distancia ainda existe uma guerra de números, propaganda e incerteza quanto ao número de civis mortos.
O conflito que definiu uma época, no ocidente encorajou um espírito de ativismo e de não-conformismo entre estudantes, artistas e cientistas, gerou algumas das melhores músicas "anti-establishment", foi tema de alguns do melhores livros, filmes.
No Vietname de hoje é um nicho do mercado turistico: passeios aos locais das batalhas mais famosas, os túneis usados pelos VC, museu dedicado ao remanescente da guerra, à prisão politica de Con Dao ou à campanha militar de Ho Chi Minh.
4 fotos do War Remnants Museum (a seleção de fotos teve em conta o cariz familiar desta publicação), 4 fotos do parque dos tuneis de Cu Chui, 1 foto de um dos famosos livros desta guerra que me levou ao bar do Hotel Magestic na última foto, onde se passa parte da ação.












terça-feira, janeiro 23, 2018