sexta-feira, janeiro 24, 2020

Ajanta, grutas e não só

Ajanta, tal como Ellora, é um local grutas com arquitetura e pinturas de motivos religiosos, neste caso apenas budistas.
Apesar de serem mais antigas (sec. II ao VI) estão melhor conservadas. A arquitetura e esculturas acabam por ser apenas o adereço para os murais magníficos, cada qual contando uma história da mitologia budista.
A "cereja no topo do bolo" é a paisagem da montanha e do rio que se vê à saída que cada gruta, porque todo complexo todo foi construído numa parede em forma de ferradura ao longo do leito do rio, tal como indicado no mapa abaixo.
















quarta-feira, janeiro 22, 2020

Aurangabad

Aurangabad é uma cidade de 1,4 milhões de habitantes a 7 horas de comboio de Mumbai. Além de base para visitar as grutas de Ellora e Ajanta tem também os seus tesouros e relíquias da época dos Mughals e dos Yadava.
Fotos são da porta da cidade, 6 de Bibi-qa-maqbara (réplica menor do Taj-Mahal) e 6 do forte de Daulatabad do sec XII, cheio de armadilhas arquitetónicas que o tornaram particamente inconquistável.















Grutas de Ellora

Ellora tem 34 grutas com motivos religiosos ao longo de uma escarpa de 2 km de largura. Lado a lado estão grutas com esculturas, 12 budistas do sec. VII e VIII, 17 hindus dos sec. VII, VIII e IX, e 5 Janaínas do sec. IX e X.

Particularmente impressionante é o templo hindu Kalisa, o maior edifício monolítico do mundo (é uma única rocha escavada e esculpida de dentro para fora), que surge nas 6 primeiras fotos.

As 2 fotos seguintes são de grutas budistas, usadas na altura como mosteiro.
As últimas 6 fotos são de grutas janaínas, onde ainda sobreviveram algumas pinturas.
















domingo, janeiro 19, 2020

Mumbai / Bombaim

Bombaim não é uma cidade perigosa, mas tem uma energia furiosa, muita poluição e trânsito caótico.
Dizem que é a introdução - "gateway" - para o resto da Índia, algo que temos de suportar antes de podermos disfrutar das riquezas que por nós esperam mais além. Fiquei 3 dias mas não me importava de ter mais 1 ou 2.

Fotos são 4 do supreendente templo Balbunath, o edifício Elphilstone, 2 da Gateway of India, o hotel Taj, 2 da desapontante mesquita Haji ali dargah, a entrada dos jardins suspensos, a vista de malabar hill para juhu, a ansiatic society, a (primeira) biblioteca David Sasson, a estação de comboio CST, 2 da catedral de St. Thomas considerada o "ground zero" da cidade, o museu príncipe de Gales, fonte flora, a igreja de St. Theresa, a praia de juhu e marine drive.