segunda-feira, março 09, 2009

Praias de Kovalam

As fotos são 2 da praia de Samudra, 1 da praia Eves e 2 da praia do farol.
A última foto é de uma figura característica das praias de Kerala, a que chamámos de "fiscal-de-linha". O cidadão passa o seu dia na praia debaixo do chapéu de sol e têm como função fazer ver aos turistas que estão a ir longe de mais no mar, através de bandeiras vermelhas e apitos, ou seja, assinalam o "fora-de-jogo".










domingo, março 08, 2009

No extremo sul da Índia

A partir de Kovalam fui numa pequena exploração ao extremo sul da Índia.
Comecei pelo palácio de Padmanbhapuram, o exemplo máximo de arqutectura de madeira de Kerala, com os telhados inclinados para escoar a àgua das moções, e a sede do antigo principado de Travancore. Apesar de terem dois ou três andares são usadas apenas cavilhas e dobradiças de madeira em vez de pregos.
O edifício mais antigo é de 1550 e cada monarca foi acrescentando uma nova ala ou um novo edifício até que em 1790 a capital passou para Trivandrum e o palácio perdeu importância. As primeiras sete fotos são deste palácio.
As duas fotos seguintes são do templo de Suchindram dedicado aos três deuses hindus Brahma (o criador), Vishnu (o guardião) e Shiva (o deus da destruição). Cada comunidade hindu tem a sua divindade preferida, além destes três mais comuns também se adora as suas reencarnações, os seus filhos, esposas, noivas e amantes, devotos beatíficados ou semi-deuses aliados na luta contra os demónios. A minha oferta foi a Ganesh, filho de Shiva.
As últimas três fotos são da ponta mais a sul do sucontinente indiano, ponto de encontro entre o oceano Índico, o mar da Arábia e o golfo de Benguela. É local de peregrinação desde do século VIII, tem um santuário com as pegadas da deusa Kumari, o memorial Ghandi onde se guardaram as suas cinzas antes da imersão, o memorial de Vivekananda filósofo indiano do século XIX e a enorme estátua do poeta tamil Tiruvalluvar do século I a.c. autor de um dos maiores épicos da literatura indiana.
Muitos aguardam o pôr-do-sol neste local místico, principalmente nesta altura quando o Sol só se põe alguns minutos depois da Lua se erguer. Para mim o pôr-do-sol na Índia saíu sempre nublado.