sábado, maio 13, 2023

Atenas #2 - A Acrópole de Atenas

O mais importante local histórico no Ocidente. Fotos da vista a colina Areopagus, da entrada no complexo da Acrópole, teatro de Dionísio, 2 do Odeon de Heródes Atticus, 3 da Propylaia, o templo de Poseidon, 3 do Pathenon, a porta Beulé, e fora do complexo 4 no museu da Acrópole.





















Render da guarda no parlamento da Grécia




Atenas #1 - a proximação à Acrópole

Ruínas e museu Keramikos, as colinas Pnyx, Filopappou (das musas) e das ninfas.

Em Keramikos (aka Kerameikos) ficam as portas sagrada e de Dypilon (arco da 2° foto), a primeira entrada oficial da cidade. Aqui Péricles fez o seu famoso discurso exultando a deusa Atena e os primeiros heróis das guerras Peloponeses. Aqui se fez a promessa de uma cidade grandiosa em honra da deusa. Mais tarde foi também cemitério grego e depois romano para os abonados, não confundir com o primeiro cemitério de Atenas do outro lado da cidade. No pequeno museu, visível na 9° foto, uma das maiores contribuições dos gregos para a humanidade - o leão sagrado.

As 12 últimas fotos são do caminho das ninfas pela colina lateral à da Acrópole, passando por vários miradouros ora voltados para a Este para a Acrópole, ora voltados a Sul e Oeste para a cidade. Este caminho culmina no monumento a Filopappou (17° foto), e depois a descida em direcção à cidade passando pela (alegada) prisão de Sócrates na foto 20.