terça-feira, junho 14, 2022

Zagreb

Zagreb é uma cidade agradável de se viver. Não tem o calor e a humidade das cidades croatas da costa, tem bons transportes (principalmente os elétricos que chegam a todo o lado e são frequentes), tem bons parques bem mantidos, parece ter bastantes  estudantes universitários o que sensação de ser uma cidade animada. 

Mas Zagreb é turisticamente o parente pobre dos colossos turísticos do Adriatico (nem sequer uma ilha próxima para dar um mergulho). Fora do centro, principalmente em Novi Zagreb, há muitos edifícios de estilo "betão bruto" da era socialista e ainda se nota os estragos do terramoto de 2020. E então quando os 2 monumentos mais famosos estão fechados para obras (acho que o município de Zagreb me devia devolver a taxa turística) deixas de ser turistas e passas a ser mais um habitante da cidade, a gozar dos seus parques, dos seus restaurantes, das imensas esplanadas (neste aspecto muito parecida com Lisboa) onde se passa bem uma tarde a observar o movimento das ruas.

As fotos são da igreja de São Marco (em obras), 2 da catedral (em obras), do parlamento, da praça da catedral, da porta da muralha e o seu santuário, da praça central, do pavilhão de arte Mestrovic, do pavilhão de arte de Zagreb, do teatro nacional, do mercado Dolac, e mais 3 ruas com esplanadas e edifícios bonitos. A penúltima foto é de um dos elétricos locais de nova geração (também os há mais antigos) e a última foto é de um dos mais famosos "commie blocks" de Zagreb.



























segunda-feira, junho 13, 2022

Parques de Zagreb

As fotos são 2 do lago Jarun, 3 dos parques  Josipa e Zrinjevac na última com a estação central de comboios ao fundo, 1 do estádio Maksimir (casa do Dínamo) e 2 do parque com o mesmo nome, 4 fotos do cemitério de Mirogoj onde estão sepultados os mais distintos croatas, na foto 1 a magnífica entrada. 

O primeiro presidente desta nova existência da Croácia - Tudman - tem o mausoléu central do parque, seguido de muitos croatas que se destacaram nas artes que confesso não reconheço os nomes. Para a minha geração são 2 os mais destacados: Dragan Petrovic, ainda hoje considerado o melhor jogador europeu de basquetebol de todos os tempos (foto 2); Branko Lustig, produtor cinematográfico vencedor de 2 óscares com os filmes "O Gladiador" e "A lista de Schindler" (foto 3). A última foto é o memorial aos desaparecidos na guerra da independência da Croácia.















domingo, junho 12, 2022

Samobor

Uma pequena vila pitoresca a 1/2 hora de Zagreb dividida por um pequeno ribeiro com algumas igrejas antigas e um castelo em ruínas.

Bom mesmo era a tarde de natas típica desta cidade que está na última foto.