sábado, maio 18, 2019

Capri (a ilha)

Confesso o meu preconceito: abomino locais "que se acham", demasiado caros, snobs e exclusivos, onde interessa é ser visto. Também não morro de amores por destinos turísticos de passagem, onde os tours chegam e partem num mesmo dia, seguindo sempre na mesma trilha e tirando sempre as mesmas fotos.
Estive para passar ao lado de Capri e cheguei convencido de que vinha para poder dizer mal com exatidão.
Marina grande, é tudo o o que eu esperava (e não queria) - confuso e lotado. O centro seguia o mesmo caminho - nas 3 praças seguidas na via roma só se vê turistas a tirarem fotos em todas as direções, a arrastarem malas de rodas inapropriadas para a calçada antiga, lojas de souvenires e restaurantes com preços escandalosos. Na via vittorio emanuele ouvi um guia dizer com orgulho "aqui as lojas são tão caras como em Milão ou Paris". Encantou-me o jardim e miradouro de Augusto, mas ainda não convencido afinal, todos os destinos turísticos têm miradouros. Resta-me fugir dos turistas...
Anacapri é mais calmo, com mais espaço e uma elegância simples, e a melhor vista da ilha. A Marina pequena tem a água mais azul de Capri,  felizmente é difícil para os turistas de um dia aqui chegarem o que torna o local muito tranquilo.
O caminho para as villas lysis e jovis no extremo este da ilha revelaram uma Capri diferente - vários quilómetros de vielas de 1 metro e meio rodeadas de jardins, hortas, limoeiros e a ocasional B&B ou villa, é certo, coisa para vários milhões mas de um bom gosto que não se compra.
A minha ideia de Capri é que é um local que se vende bem, exacerba as suas virtudes mas protege-se da multidão. A típica casa tem um jardim com três limoeiros, uma figueira, duas fiadas de vinha em latada, uma horta e algumas roseiras. Acredito mesmo que aqui seja requisito para se manter na posse de 5 metros quadrados os tenham que "arranjar", ou então será porque os locais o fazem com gosto, procurando tornar a sua terra mais bonita... mas porque não é assim em todos os sítios?

sexta-feira, maio 17, 2019

Anacapri

Anacapri é a outra Capri. Não tem o charme, a beleza natural, nem a avalanche de turistas mas tem alguns encantos.
Fotos de Capri centro e Marina grande vistas de Anacapri, as escadas finíncias que liga Anacapri a Capri (serão 777 com diz Axel Munthe), o fantástico chão da igreja de san michele, 3 da villa san michele a casa de Axel Munthe.








Capri

A ilha de Capri é composta por duas regiões administrativas, Capri e Anacapri, mas na verdade a zona de Capri é realmente divisível em 4 zonas distintas: Capri centro sempre lotado de turistas e onde estão a maioria dos hoteis e restaurantes, Marina grande onde chegam e partem os ferries e os tour à volta da ilha sempre lotado de turistas, Marina pequena ondem chegam e parte os iates e barcos privados e tem a única "praia", e Capri este é a zona mais tranquila onde abundam pequenas quintas de hortas e limoeiros e vivendas muito exclusivas de milionários seja industriais, estrelas de cinema ou escritores.
5 fotos da zona este: 2 jardins, a villa jovis e 2 da porta do salto de Tibério.
5 de do centro: a vista para Anacapri, a praça principal e um dos carrinhos que gerem todos os serviços públicos pelas vielas apertadas e 2 do miradouro do jardim de Augusto.
3 do passeio de barco à volta da ilha: a gruta verde, os farilhões e a vista Marina grande.
2 da Marina pequena incluindo a "praia".























quinta-feira, maio 16, 2019

Forio

Forio (diz-se Foríu) é a nova zona da moda em Ischia. Durante muito tempo foi negligenciada por não ter o charme de Sant'angelo, os bares e restaurantes de Ischia porto ou um castelo monumental como Ischia ponte, mas chega agora a sua vez com a melhoria da acessibilidade às praias, o encanto de alguns jardins e a retirada do trânsito do centro histórico.
Tem o melhor dos dois mundos de Ischia, a calma das ruas pedonais, a vista de mar com o melhor pôr-do-sol da ilha e muita oferta em termos de hoteis, restaurantes, bares, spas e tours sem necessidade de translado.
Fotos da praia de San Montano, da praia do porto e duas da praia de Citara, do porto com o centro ao fundo, da igreja del Soccorso, duas vistas do torreon, as rochas dos namorados, duas do monte Epomeu (que fica em Fontana mas a vista é de Forio) e o pôr-do-sol na praia de Citara.













quarta-feira, maio 15, 2019

Ischia porto e Ischia ponte

A capital administrativa da ilha de Ischia chama-se... Ischia, e divide-se em 2 conforme o ponto turístico mais próximo, Ischia porto e Ischia ponte.
Fotos são 5 de Ischia ponte (a via mazzella, 3 do castelo aragonês e praia dos pescadores) e 3 de Ischia porto (a igreja de S. Maria, o porto e a praia de S. Pedro)









segunda-feira, maio 13, 2019

Sant'angelo

Em Ischia fiquei instalado em Sant'angelo, a "vila mais chic da ilha", mas mal servida pelos autocarros lotados que vão transferindo turistas por outros destinos usando e abusando as duas únicas linhas que aqui terminam. É literalmente o fim da estrada e para aqui chegar é preciso passar por quase todos os outros destinos turísticos da ilha.
A foto de Sant'angelo tem sempre os mesmos motivos: o porto e o rochedo, seja da praça do porto (foto 1), seja na estrada de acesso (foto 2), seja do rochedo para a praça (foto 3) ou a 3 km de distância no final da praia Maronti (foto 4).