sexta-feira, junho 03, 2022

Península Peljesac

A região administrativa de Dubrovnik (sul da Dalmácia) está separada da restante Croácia continental por uma pequena faixa de 20 km de costa da Bósnia. A península de Peljesac parte desta região é como que uma "língua de terra" saindo da cidade de Dubrovnik para Noroeste, muito próxima da restante Croácia continental a Este (15 minutos de ferry), muito próxima da ilha de Korcula a Sul (25 minutos de ferry) e algo próximo da ilha de Mijet também a Sul (45 minutos de ferry). Isto faz da península um local de passagem mas que mereceu a minha atenção.
Tirando uns poucos minutos após a chegada do ferry são pequenas cidades tranquilas, com muitas pequenas baias de àgua transparente e uma enorme montanha em escarpa que acompanha a península em toda a extensão.
Parte do aliciante foi a indicação que algumas das melhores praias de areia da Croácia encontram-se aqui. As 4 primeiras fotos são das praias Mokalo (2), Trstenica (a maior praia de areia do sul da Dalmácia com uns estonteantes 700 metros) e Prapratno.
As restantes fotos são da cidade de Loviste, 4 de Orebic incluindo a vista do mirador para Korcula, e 4 das cidades Ston e Mali Ston, ligadas por uma muralha do sec. XIV de 5,5 km que atravessa mesmo a montanha que separa as duas cidades.



















quarta-feira, junho 01, 2022

Korcula (a ilha)

Fiquei um pouco desiludido com Korcula (a cidade), será que depois de Hvar nenhuma outra cidade muralhada me satisfará? 
Tem uma bonita cidadela com arquitetura renascentista e gótica, torres de defesa originais mas são 3 ou 4 ruas que se vêem numa hora.
Depois segui para Lumbarda, com menos história mas 2 boas praias.
As fotos são 8 de Korcula (cidade) e 2 praias de Lombarda.














terça-feira, maio 31, 2022

Hvar (a ilha)

O restante da ilha de Hvar não podia contrastar mais com a cidade de Hvar.

São pequenas aldeias adormecidas em que a vida se passa nos 2 ou 3 cafés da praça principal. Alguns edifícios antigos parece estar assim porque não valia a pena ou os esqueceram de modernizar, não por conservação histórica. Stari Grad tem também os seu labirintos e vielas, em que curiosamente não achei nenhuma em linha reta. 

Fotos são 6 de Stari Gradi, 4 de Jelsa e 1 da praia de Milna.














Hvar (a cidade)

Hvar é a cidade mais importante da ilha com o mesmo nome. 

Na época alta mais 20.000 almas perdem-se por este labirinto de escadas e vielas, rodeadas pela muralha do sec. XIII e pelos palácios góticos. Muitas (demasiadas) atraídas pela fama das melhores festas em clubes locais ou na praia e pela marina com iates grandiosos, onde o que é preciso é ser visto.

Nada disso lhe tira o proveito de ser também a mais bonita e conservada cidade medieval de que tenho memória. A cereja no topo do bolo é a praia Pokonji dol a cerca de 2km do centro, com um pouquinho de areia, água turquesa e um restaurante fantastico a 3 metros do mar. A última foto é da vista do restaurante.
















 


domingo, maio 29, 2022

Split, uma cidade que se descasca às camadas

É isso mesmo, como uma cebola.

Por fora a camada mais rude da zona industrial e urbana, cruzada por viadutos, avenidas com muito trânsito e passeios que servem de estacionamento, é a parte da cidade que produz e não nos deixa pensar que esta é uma cidade-museu. Onde fica o museu arqueológico já destacado, o estádio do Split (primeira foto), as praias Bacvice, de que não gostei (segunda foto) e Kastelet (terceira foto), muito boa, e o parque Marjan o pulmão da cidade, a quarta foto é do  miradouro do parque. É fácil não gostar desta zona, é preciso procurar bem para achar algo agradável à vista.





A parte mais central da cidade é glamorosa e vive à volta da marina, do passeio marítimo e alguns edifícios renascentitas bem conservados. Fotos da praça Brace Radic, do teatro nacional, da igreja e mosteiro de S. Francisco, a praça do povo, a praça da República, a avenida pedonal Marmontova e o passeio marítimo com as esplanadas de frente para o mar. É fácil não gostar desta zona, é tudo demasiado caro, há demasiados turistas, principalmente demasiados acabados de sair do ferry, cruzeiro, iate, autocarro ou comboio (sim, tudo fica nesta zona) a arrastar malas e mochilas.







O verdadeiro centro histórico (o centro do centro) é o que está em volta do palácio de Diocleciano, precisamente para dentro das antigas portas da cidade (duas primeiras fotos são da porta de ferro e da porta de prata). As fotos seguintes são do templo de Júpiter transformado em batistério depois do sec. VII e a figura na pedra é a do primeiro rei croata (importante por ser a mais antiga representação de um rei croata), depois da entrada da catedral de S. Domnio, do seu interior (2) e da vista da sua torre, as duas últimas da entrada e interior do palácio de Diocleciano.

É fácil não gostar destes edifícios antigos onde é preciso pagar para entrar, da calçada torta onde não é difícil cair ou torcer um pé, de subir um monte de degraus estreitos e inclinados, de andar constantemente aos encontrões com enormes grupos de turistas em visita guiada e sem conseguir uma foto sem que alguém se coloque em frente.












Split é tudo isto e o conjunto é bem agradável. É fácil dizer mal de tudo o que está ligeiramente ao lado do que seria perfeito. Split não é perfeita e ainda bem, está muito bem assim.