sexta-feira, fevereiro 08, 2019

A máfia dos transportes em Punta Cana

É difícil viajar de transporte público na RD, não é nenhuma surpresa mas até agora desenrrasquei-me razoavelmente bem.
Mas na província de Punta Cana tudo está habilidosamente montado para dificultar e atrasar o turista, veja-se:
- autocarros (quando os há) ou as guaguas seguem da costa para o interior ou do interior para a costa, ou seja, eu para ir à praia vizinha a cerca de 5km tenho que apanhar 2 transportes, se for à outra do lado a 8km serão 3 transportes.
- seguem lotados a toda a hora (e a lotação aqui é valor flexível), com 3 tipos de ocupantes cada um com o seu tipo de uniforme e flexibilidade de horários: trabalhadores da construção civil de colete e capacete, empregados de cadeias de fast-food com a camisa da loja, empregados de hotel impecavelmente vestidos e penteados.
- principalmente as guaguas estão muito para além da sua vida útil, a porta de trás por vezes não fecha, por vezes só abre á pancada, os bancos estão soltos e rasgados, o espaço para os joelhos é pelos mejos 10cm a menos do seria necessário para mim que nem sou comprido, o pneu suplente vai debaixo de um dos bancos também  a atrapalhar, a lotação que na Europa seria de 11/12 aqui é 20 fora as crianças que vão ao colo (nem sempre crianças de colo).
As outras opções são: comprar o tour ($$$) ou ir de táxi ($$$$$), por exemplo para aquela praia a 8km o preço pedido é 70 USD.
O preço que acabei por pagar mesmos com as 3 guaguas foi 2.4 USD :)

PS: ilustrado agora com a foto de um condutor a recolocar a porta da guagua que caiu

quarta-feira, fevereiro 06, 2019

Praias da província de Samaná

Além da praia Fronton já publicada.
Fotos da praia principal de las galeras (2), praia aserradero (1) e playita (1) tudo em las galeras, praia rincon (3) inclui a praia fluvial, praia dos pescadores (2) e praia bonita (1) em las terrenas.












De las galeras a bavaro em transporte público

Sim, é possível.
2 guaguas (vans de transporte coletivo), 1 autocarro, 1 ferry e 2 táxis para distâncias de 2 e 5 km... e 10 horas depois provei que é possível, só não o faço outra vez.

segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Passeio à cascata limon

Por uma trilha muito especial (só lama e bosta de cavalo) ou descendo as 360 escadas.
Fotos 2 do caminho, 2 da cascata limon e 2 da cascata limon pequena.







Passeio à praia fronton

... e de caminho as baleias acompanham.