terça-feira, dezembro 16, 2025

Costa Rica vs Panamá

Panamá é a Manhattan ou o Dubai da América Central. A inveja de todos os seus vizinhos pobres, ou já foi...

Agora as finanças do Panamá andam pelas ruas da amargura. Os Panamá papers mancharam a sua reputação para transações financeiras, uma crise hidrica tem gerado problemas no fluxo do canal e, "a cereja no topo do bolo", a grande mina de cobre que representava 5% do PIB e 8000 empregos diretos foi obrigada a fechar no final de 2023 pelo supremo tribunal por o seu contrato de concessão ser ilegal.

Isto faz-se notar - centros comerciais com 80% das lojas por ocupar, e dizem que os prédios de escritórios estão iguais. 

Mas é difícil o rico que ficou pobre perder os seus maus hábitos - grandes carros, muito trânsito, muitos táxis, imensos enfeites, luzes e um grande desfile de Natal, lojas de marca, restaurantes internacionais.

A infraestrutura está cá (tem um metro supreendentemente extenso e uma "via rápida/auto-estrada" a atravessar o país) mas nota-se falta de manutenção no metro e na falta de alcatrão nas estradas.

O turismo quase não existia porque o país era caro está agora a despontar como a atividade económica alternativa com maior probabilidade de sucesso.

A Costa Rica é o inverso. É o "novo rico do pedaço". Oferta turística explorada de forma industrial, caro, americanizano e com os seus tiques de soberba herdados, por exemplo cobra-se sempre 10% de gorjeta. Ainda assim consegue bastante bem proteger o que tem de melhor - os parque naturais - com regras bem restritas e guardas de parque com autoridade, mais por exemplo do que a polícia local.

O que falta à Costa Rica é infraestrutura. A tal "via rápida/auto-estrada" está agora a começar a ser construída, ainda no trecho San José (capital) - Limon (maior porto).

Um exemplo de como estas duas realidades me afetaram:

- na Costa Rica, de uma pequena cidade para a capital a 250 km teria um autocarro simples sem a/c com 3 horários disponíveis por dia, ou 5 empresas de transfer que por 10 vezes o preço me transportariam em veículo partilhado, com a/c e wi-fi, desde a porta do meu antigo hotel à porta do meu futuro hotel;

- no Panamá, para a mesma viagem não há transfers, mas há 2 empresas de autocarro cada uma com 12 partidas por dia, mas desde os respectivos terminais dessas cidades.

Foto do centro financeiro da cidade do Panamá.

Fotos de desfile de Natal na cidade do Panamá.



Foto do centro de San José.


domingo, dezembro 14, 2025

San Francisco (Veraguas)

Pequena cidade próxima a Santiago.

8 fotos da igreja e os seus magníficos altares  esculpidos por artesãos locais (algo raro nas igrejas desta zona e desta época) e 2 fotos da cascata El Salto.












Viajando pela Carretera Interamericana

Durante muitos anos o grau de desenvolvimento das localidades dos países da América Central era medido pela distância a que estavam da Interamericana. Hoje já não é assim mas continua imprescindível para quem viaja no Panamá. Liga a capital e o porto da cidade do Panamá à fronteira da Costa Rica passando por 3 capitais de província.

É uma estrada de 2 faixas, com cruzamentos perigosos, mau piso, inclinação, muito trânsito pesado, cavalos, tratores e muitas passadeiras para peões. É horrível, até sairmos dela porque 20 minutos depois já sentimos a sua falta de tão más são as restantes estradas, onde por várias vezes e por vários quilómetros a velocidade máxima foi 20 km/h para não correr o risco de enfiar o carro nas crateras.

Fotos de alguns pequenos desvios ao longo da interamericana. 2 fotos da praia Farallón, 3 da igreja de Natá (a mais antiga cidade do Panamá ainda existente fundada em 1522, e a mais antiga igreja ainda em funcionamento), 2 da igreja de Penonomé e 1 do pequeno museu da cidade em antigas casa coloniais, 2 da catedral de Santiago e 1 da praça em frente.