sábado, dezembro 09, 2023

Deixando a ilha dos deuses

Ao contrário do que muita gente pensa a referência a Bali como "a ilha dos deuses" não vem da glorificação da sua beleza feita por turistas e expatriados. O nome tem origem na expressão "Bali Dwipa", ilha do sacrifício ou reencarnação ou dos mil templos motivada pelos muitos templos hindus já existentes no sec. IX. E tantos eram os templos que se dizia que os deuses aí moravam, daí a ilha dos deuses.
Não menos presunçoso é nome que os turistas lhe alcunham - "o último paraíso", talvez na década de 70 quando cá chegaram...
Deixando o centro turístico da Indonésia por uma ilha com menos de 6 km quadrados. Gili Trawangan (com a alcunha Gili T) é a mais ocidental das 3 ilhas Gilis, próximas da costa de Lombok.
Primeira foto do deck de um dos ferries rápidos que fazem a ligação a Bali, é possível distinguir as 3 Gillis e Lombok. A segunda foto do cais de chegada a Gili T, tão icónico que serve de referência para indicar o que na costa Este da ilha fica a Norte ou Sul deste.




sexta-feira, dezembro 08, 2023

Península de Bukit

No extremo sul de Bali, no mapa parece um apêndice, atravessada a norte por uma estrada larga de 3 vias (será fantástica se não tivesse 4 scooters por metro quadrado), no restante um milhão de vielas e becos que se ligam entre si, por vezes sem asfalto. Locais como Pecatu e Jimbaran aparecem lado a lado no mapa mas podem estar a mais de 1h de carro.

Virada a Sul Metalist beach tem um acesso dramático de cortar a respiração - uma pequena estrada escavada entre duas paredes calcárias de 10 metros, que serpenteia emparedada entre as paredes até acabar no portal de entrada - o final da estrada nas fotos 1 e 2. A praia em si não é espetacular, vale para quem tem dinheiro um clube exclusivo com uma magnífica piscina.




Foto 3 do clube, foto 4 da praia em frente, foto 5 da praia do outro lado, a praia dos mortais não pagantes.




Na praia Dreamland a meio da costa Oeste da península a sensação é a inversa. Somos largados 300 metros antes porque os carros não descem até lá, o caminho esburacado passa primeiro por um baldio, depois por ribeiro de águas paradas, do outro lado algo que parece um armazém industrial abandonado (será que me enganei?) foto 6.


Depois a praia, de areia dourada, que parece pequena até darmos a curva ao rochedo que fica no centro, com pouco gente, apenas 2 ou 3 restaurantes, poucos vendedores (será que dei sorte porque choveu à pouco?). Fotos 7, 8 e 9 da praia Dreamland.





No canto Sudoeste fica o templo Pura Luhur Ulu Watu, que vale pela vista das falésias envolventes. Fotos 10 a 17 do templo, jardim e falésias.









Mais praias da costa Oeste, fotos 18 e 19 praia Padang Padang, fotos 20, 21 e 22 praia Balangan a favorita dos surfistas.







quinta-feira, dezembro 07, 2023

Nusa Penida

Curta visita á ilha Nusa Penida, 6 fotos de broken beach e baías vizinhas, 2 de Kilingking beach, 2 de Crystal bay beach.












terça-feira, dezembro 05, 2023

Batur

Dois vulcões com um lago no meio e o templo hindu balinense.

Originalmente o templo Pura Ulundanu Batur e a aldeia de Batur situavam-se na escosta a 6 km do vulcão Batur. Em 1926 uma erupção vulcânica destruiu a aldeia e o templo, à exceção do seu santuário mais sagrado, uma torre que dedicada a Dewi Danu, deusa dos lagos e rios. Os aldeões mudaram-se para a enconta do vulcão mais antigo e mais alto, onde reonstuíram a aldeia e o templo.

Fotos do monte/vulcão Batur e do lago, da vista do templo em que se vêem os 2 vulcões, as restantes do templo.