domingo, novembro 11, 2007

Explicando o paraíso

Alguns dados sobre Fernando de Noronha:
- Herdou o nome de um nobre a quem foi atríbuida no seculo XVI chamado Fernão Loronha que nunca lá pôs os pés.
- É o mais pequeno local do mundo (cerca de 7 por 3 km ) com o seu próprio fuso horário.
- Durante muito tempo foi colónia prisional, depois base militar (chegou a ser conquistada por holandeses, espanhois e italianos) e só em 1989 voltou ao estado de Pernanbuco.
- Segundo os guias mais conceitoados tem uma (praia do Sancho, da qual publico as 4 últimas fotos) das três melhores praias do Brasil e mais outra na lista das 10 melhores.
- É o local do mundo onde é mais provável ver um golfinho, segundo o IBAMA apenas 5% dos dias não aparecem, e muitas vezes são aos milhares.

Mas Noronha é muito mais do que se aprende no "ilha tour", tem uma mística especial e tem para mim um significado especial, foi o primeiro local para onde fui de férias sem comprar um “pacote” e esse foi o primeiro passo para me tornar um viajante. A ideia irrealista de abandonar tudo e refazer a minha vida na ilha não me saí da cabeça enquanto cá estou, e só depois de me forçar a voltar me apercebo do absurdo.
Até o que não parece perfeito tem o seu factor positivo. Os preços ultra-inflacionados e as dificuldades logisticas para chegar às melhores praias e aos melhores locais de mergulho são o que afasta o turismo de massas da ilha, ou pelo menos dos ditos locais.

















Sem comentários: