segunda-feira, dezembro 10, 2007

São Luís

São Luis é uma cidade fantátisca.
Nem muito grande nem muito pequena, SL tem um charme de cidade de província e sem a ambição de ser mais do que isso. Há alguma polícia nas ruas mais turistícas mas mesmo sem os ver nunca senti qualquer receio. Só por este aspecto Belém e (pelo que ouvi) Fortaleza ficam para trás.
Curiosamente, a única cidade do Brasil fundada pelos franceses foi a que me pareceu mais “portuguesa”, com algumas colinas e muitas fachadas que lembram Lisboa antiga e até se vê calçada portuguesa em algumas ruas. O centro histórico vê-se facilmente em meio dia a pé mas vale bem a pena ficar mais tempo.
As noites são amenas (quando comparadas com outras paragens nesta latitude) e muito animadas, além dos eventuias culturais agendados com o concerto coral e as danças do tambor da criola (últimas duas fotos) há sempre uma banda de pagode, reagge ou forró a animar o centro histórico. Há sempre imensas esplanadas e muita gente nas ruas, e com muito mais locais do que turistas. Em muitos aspectos fez-me lembrar algumas noites de verão no BA.
As fotos são da igreja de são joão, teatro Artur Azevedo (reparem na calçada portuguesa), catedral da sé, fonte do ribeirão, palácio dos leões ou do governo, 3 fotos de algumas ruas do centro histórico, concerto coral infantil de natal com mais de 420 petizes a berrar (estou a gozar, até cantaram muito bem) durante 2 horas e uma dança folclorica para turísta ver a que chamaram o tambor da criola.





















1 comentário:

Anónimo disse...

SOU DE SÃO LUÍS, E ESPERO QUE OS BERROS DO CORAL NÃO O ASSUSTEM E QUE OS ENCANTOS QUE ENCONTROU POR AQUI, O FAÇAM VOLTAR E PRESTIGIAR A CIDADE POR MAIS VEZES.