Para os europeus que visitam Buenos Aires é inevitável a comparação com outras cidades europeias.
Com as suas longas e largas avenidas (a Av. 9 de Julio é mesmo a mais larga do mundo – tem uma configuração parecida com a nossa Av. da Liberdade mas tem 7 faixas para cada lado no centro e os jardins entre as faixas laterais e as faixas centrais são maiores) e com alguns bairros aristocráticos de condominios de luxo bem cuidados, embaixadas e hoteis de charme como em Palermo e Retiro a escolha mais comum é compara-la com Paris. Mas Buenos Aires é mais do que isso.
O bairro de San Telmo não tem grandes pontos de interesse turístico mas é para onde são atraídos a maior parte dos estrangeiros depois de visitar Recoleta, Retiro, Palermo ou Boca. É onde ainda só há pousadas da juventude e hoteis baratos, onde só há lojas de bairro e restaurantes familiares, onde vivem os imigrantes com menos posses (os que chegaram à 100 anos do país Basco e da Galiza, os que chegaram a 3 meses da Bolívia, do Peru ou da Colombia, e os muitos jovens europeus e americanos que desalentados com a vida no seu país decidem que esta é a cidade dos seus sonhos e onde querem passar os próximos anos), é onde as pessoas nos cumprimentam com “buenos dias” e nos perguntam de onde somos e para onde vamos. San Telmo é a alma desta cidade.
Tal como muitas outras cidades do mundo, Buenos Aires converteu o seu porto em zona de passeio e restaurantes de luxo, destinados a turístas e abastados. Em frente desta zona fica a ilha de Puerto Madero com vários parques para desporto, um “calçadão” de 5 Km e uma pequena reserva natural onde termina o rio La Plata. Toda esta zona e ainda os arredores de Tigre e San Isidro explicam a relação especial que os porteños com o rio.
Estas duas zonas parecem-se muito com Barcelona.
As fotos são da Av. 9 de Julio com o obelisco que assinala o local onde foi pela primeira vez asteada a bandeira argntina, 1 da igreja ortodoxa russa e 1 do mercado de antiguidades e 3 da praça de Dorego em San Telmo, 3 da Reserva Costanera Sur, 4 de alguns edificios da zona de Recoleta e Retiro (numa destas fotos vêem-se bem os jacarandás em flor muito caracteriíticos desta cidade) e 1 da feira de Recoleta no domingo.
1 comentário:
Carissimo,
folgo muito em saber que a opinia sobre BA e a mesma que a minha... heehe
Desculpa a ausencia de acentuacao, mas o teclado INDIANO nao ajuda... heheheh
Eu por ca estou a adorar!!!
Sou um pouco um Alien para a maioria... heehe
beijos e continuacao de boa viagem :))
Carpe Diem
Pat
Enviar um comentário