quinta-feira, novembro 27, 2008

Gramado e Canela

Gramado e Canela são duas cidades vizinhas na serra gaúcha, ambas com pouco mais de 30.000 habitantes e ambas concorrem como o destino turistico da região, mas são muito diferentes.

Gramado é uma griffe, é o destino da moda frequentados pelo “jet set” e os gaúchos, catarinenses ou paulistas ricos bem ao estilo dos mais famosos resorts de inverno europeus. Os jardins parecem saidos da manicure e os edíficios chalets de montanha.

A época alta aqui é o Natal, até porque é a altura o ar fresco da montanha mais atrai, e Gramado explora esse facto até à exaustão e de forma até extravagante. Qualquer restaurante, pousada, hotel, lojinha ou posto de gasolina tem um “papai noel” bem visível, todas as ruas estão enfeitadas e pode visitar-se o parque do dito, a sua casa, a fábrica de brinquedos, a árvore dos desejos e até renas. Um dos pontos altos é o desfile de Natal (um dos 16 entre início de Novembro e início de Janeiro) em que toda a cidade participa, leva todo o ano a preparar e só é comparável ao Carnaval numa escola de samba.

Em Gramado tudo é feito a pensar no turista e onde o podem levar a gastar ainda mais dinheiro.

Canela intitula-se como a capital do Brasil do eco-turismo e turismo de aventura. Há muitas empresas a oferecerem rafting, escalada, bugee jumping, mountain biking, rappel, trekking, etc. A pouca distância da cidade ficam o parque do Caracol, com a espetacular cascata com o mesmo nome, e o Parque da Ferradura também com uma cascata e uma excelente vista sobre o canyon.

Canela também tem os seus enfeites de Natal e o ponto alto, bem no espírito da cidade, é a descida em rappel de “papais noel” da catedral de pedra.
As fotos são de Canela: 4 no parque do Caracol, a catedral de pedra e 4 no parque da Ferradura; de Gramado: 3 no parque do pai Natal, 5 das ruas de Gramado e 2 do desfile de Natal.

Canela










Gramado











6 comentários:

Anónimo disse...

Oi, Jax!
tenho visto, na tv, as inundações em sta. catarina. pelo que fiquei apreensivo.
no entanto, já conseguiste retomar o teu percurso.

abraço

Anónimo disse...

Papai Noeu!!! Çê existi!!!

bj
Princesa da lua

PJ disse...

O sitio onde estou quase nao foi tocado pelas cheias, a cidade mais afetada fica no litoral norte do estado.
Mas durante 4 dias quase nao sai de casa, e quando sai voltei encharcado(e claro, fiquei "resfriado").

PJ disse...

Mas a chuva cortou a estrada durante alguns dias tanto a norte como a sul. Durante 3 dias vi colegas do meu hostel a fazerem check-out, despedirem-se de toda a gente, etc e voltavam 2 ou 3 horas depois porque o autocarro foi cancelado ou porque a estrada estava intransitavel.

Mas ontem e hoje ja chuveu pouco, amanha vou-me embora, provavelmente para a ilha do mel, perto de Curitiba.

PJ disse...

Princesa!!! Çê acordou!!!
;-)

Bjs

Anónimo disse...

take care!

Princesa da lua