segunda-feira, outubro 15, 2018

Arkadi e Panormo

O mosteiro de Arkadi foi construido no seculo XIII, atingiu a fama mundial e tornou-se um símbolo de luta pela liberdade e heroísmo em 1866 durante o periodo da revolução creta contra os turcos.
A "tragedia de Arcadi" ocorreu quando a 943 populares locais - os revoltosos mas também muitas mulheres e crianças - refugiaram-se no convento e foram cercados e por forças turcas muito superiores (conta a lenda que seriam 15000 homens e 30 canhões). Ao fim de vários dias em que foram massacrados, o último foco de resistência decidiu fazer explodir o paiol matando 1500 turcos e alguns dos poucos ainda resistentes da população local, excepto uma menina que viveu para contar a história.
Tornaram-se martires da luta grega pela independência e chamaram á atenção dos líderes europeus para um povo que se batia destemidamente pela liberdade.
Os turcos comemoram como uma grande vitória mas a tragédia mudou a opinião pública internacional. A revolta terminou com algumas poucas concessões turcas mas colocou definitivamente a questão da independência de Creta como exigência das grandes potências europeias em futuros conflitos com os otomanos.
9 fotos do mosteiro e 1 da vista deste, 2 fotos de Panormo, a vila turistica mais próxima com 2 pequenas praias mas mais do que suficientes para os poucos turistas.














Sem comentários: