segunda-feira, outubro 08, 2018

Sfakia

Chora Sfakion, assim se chama a cidade onde terminam os ferries vindos de Gavdos ou da movimentada trilha de Samaria, de onde partem autocarros na direção de Chania.
Esta cidade e toda esta zona tiveram a sua contribuição para a história e o seu momento de glória. Rodeada pelas "montanhas brancas" com 2500 metros e com muitas aldeias apenas acessíveis por mar fez os locais difíceis de bater, algumas aldeias nunca foram conquistadas por venezianos ou turcos. Aqui se dizia viviam os verdadeiros cretenses, e por aqui passaram Alexandre, o grande, São Paulo, e quase todas as cruzadas a caminho de Jerusalém. Foi o ponto inicial de grandes revoltas contra os turcos nos sec. XVIII e XIX, e esconderijo da resistência durante a segunda guerra mas de tão destruida que foram estas aldeias e de tão difícil ser a vida por aqui foi sendo abandonada.
Em 1770 tinha 15000 habitantes, agora tem 2500. A estrada chegou na década de 60 e na década de 70 a trilha de Samaria entrou na rota dos turistas, e a necessidade de transportá-los para Chania re-criou das cinzas a cidade de Chora Sfakion.
Agora são basicamente 5 ou 6 restaurantes, 5 ou 6 hoteis e pensões, a padaria, os bombeiros, a paragem de autocarros, o porto e a polícia, e isso é suficiente para a fazer a sede de município de Sfakia, mas sem nada que me mostre que aqui é Creta, aqui é Sfakia.
Fotos são 5 de Chora Sfakion (incluindo a praia) e 3 da cidade vizinha Frangocastello (incluindo as praias), com imensa história mas quase deserta.









Sem comentários: