segunda-feira, junho 19, 2023

Chora (aka Hora, aka Andros)

Chegando ao limite Este de Attica também aqui não me detive e segui ainda mais para Este, para a ilha Andros (ilhas Celíacas), ainda conhecida como Hydroussa.
A capital da ilha - Chora, também conhecida pelo nome da ilha - é um pequeno vilarejo adormecido que (nem sempre) acorda com a chegada de uma nova lufada de turistas, e nem são tantos assim.
Fica numa elevação que separa duas baías. Seguindo pelo centro em direcção ao mar a cidade afunila em direcção à rua principal pedonal (a primeira da Grécia), qual passadeira de pedra, que nos dirige inevitavelmente para a praça final, um grande promontório branco semelhante à proa de um navio onde está uma enorme estátua de bronze de um marinheiro.
Em frente fica um ilhéu com a ruína de uma fortaleza veneziana do sec. XIII, e atrás deste também num ilhéu fica um pitoresco farol com mais de 120 anos (destruído na segunda guerra e reconstruído igual), o primeiro farol a ser retratado num selo grego. Pelos lados da proa vêem-se bem cada uma das baías cada uma com a sua praia.




















Sem comentários: