sexta-feira, novembro 24, 2023

Ijen, ou acordando de madrugada para escalar um vulcão parte 2

O monte Ijen (2368m) fica numa zona ainda mais remota de Java, os turistas que passam por aqui só o fazem para su ir ao vulcão. A subida de 3,5 km inicia-se às 2h da manhã 😴 e é brutal. Soubesse eu o que sei agora teria pago pelo transporte VIP - uma espécie de trenó puxada montanha acima por 2 trepadores revezando-se pelo preço de 1 Milhão de Rúpias, cerca de € 60.

Depois de atingido o cume vem a penosa descida (e subidade de volta) dentro da cratera até ao lago fumegante e aos depósitos de enxofre. É uma paisagem incrivelmente inóspita, algo parecido com a subida do "Mount Dome" do filme "Lord of the rings". Com o aproximar dos depósitos de enxofre torna-se necessário usar uma máscara para evitar que os fumos tóxico nos queimem os pulmões e os olhos. Mas isso é para os turistas, os mineiros não usam máscara e fazem a subida com pelo menos 60 Kg de enxofre por 3 € a viagem.

O enxofre recém exposto por vezes reage com o oxigénio do ar e queima gerando uma chama azul, melhor observada à noite mas também nas fotos 3 e 4.












Sem comentários: