terça-feira, novembro 28, 2023

Ubud - a capital cultural de Bali

Ubud do final sec. XIX era uma longínqua e subdesenvolvida província montanhosa de Bali mas em pouco mais de 30 anos conquistou a independência, tornou-se um protectorado da Holanda e convenceu alguns artistas europeus a visitar, isso não só impulsionou tremendamente a arte local como criou visibilidade para a cultura de Bali no estrangeiro. Ubud tornou um destino de artistas e para quem queria fugir ao turismo de massas em Bali mas ainda assim uma comunidade rural e de artesãos. Tudo isso mudou com o livro "Comer, Orar. Amar" em que "Amar" aqui tomou lugar.

Tornou-se um imenso centro turístico cujo o lema poderia ser - Comer (e beber), Comprar e Pousar para a foto. E isto tanto é uma critica como um elogio.

Comer: a comida é fantástica, tal com outras artes em décadas anteriores vários chefes famosos vierem aqui montar um estaminé, aprender com os locais e criar fusões culinárias com bons resultados.

E beber: o café da montanhas de Bali é mundialmente famoso, o chá está enraizado na cultura local e os sumos de fruta são muito muito bons, a cerveja está presente onde houver turistas e existe uma verdadeira preocupação das autoridades com a desidratação - em vários locais turísticos com a compra de um ingresso é atribuída uma garrafa de água.

Comprar: a cultura balinesa é de repente "o máximo". Os estranhos padrões são adotados para malas, lenços, camisas de homem e vestidos de senhora, calções, quimonos, toalhas de praia ou cangas. Também têm saída brincos e colares étnicos, as coloridas máscaras e diversos objectos esculpidos em madeira, vime ou pedra para decoração. Quadros, de artistas locais ou importados, mas com os motivos balinenses (arrozais, o dia-a-dia numa aldeia tradicional, figuras de dança balinesa, de uma bela mulher balinesa ou o pôr-do-sol com uma das montanhas icónicas ao fundo). Tudo isto envolvido nos produtos chineses de imitação, porta-chaves, ímanes de frigorífico ou simplesmente a t-shirt com os dizeres "I ❤Bali".

Pousar para a foto: para mim é a capital mundial do instagram (procurei, está entre o 2° e o 8° dependendo do site). Locais preparados para atrair a foto com o turista, turistas empenhados em subir àquela rocha, esperar naquela fila, ou simplesmente com o descaramente suficiente para exigir as aquelas 15 fotos no mesmo local com poses diferentes enquanto o resto do povo que espere. Mas isto soua a crítica, a verdade é que Ubud tem mesmo muitos locais lindos que apetece fotografar e aparecer fotografado.

Algumas fotos de exemplo: o turista fotografado num miradouro no baloiço (havia 8 tipos à escolha - ninho, barco, roda, coração,  etc), degustação de café e chocolate de Bali, 2 filas para tirar infindáveis fotos artísticas numa cachoeira, artigos diversos com padrões de Bali, 2 das várias ruas com mercado de rua permanente, quadro de mulher balinesa e jóias em estilo balinense.









Sem comentários: