domingo, abril 07, 2024

Sem transfer

Depois dos problemas anteriores senti que a viagem estava enguiçada. Tratei de definir logo o próximo passo.

Estava ainda na ilusão de que seria possível voar de volta para Havana, ou de um dos resorts ou de Santiago, mas todos os voos internos em Cuba estão suspensos até ordem em contrário.

Estava ainda na ilusão de que havia um comboio rápido entre Santiago e Havana, com várias paragens pelo caminho incluindo Camagüey, que seria uma boa opção para escapar às muitas horas de autocarro, mas são mais os comboios cancelados do que os que se realizam, não era uma opção fiável.

Achei que o resort teria transfers, mesmo que pagos, para o aeroporto mais próximo. Não era o caso. Era tudo tratado pela agência de viagens, que para mim tinha para oferecer um taxi privado por 80 € (roubo!).

A melhor opção seria o autocarro sabia existir 2 vezes por dia. Quando perguntei no resort onde e quando o posso apanhar, responderam-me que era só para trabalhadores dos resorts, e que os turistas, estavam PROIBIDOS (ênfase dado por quem respondeu) de os usar.

Fiquei indignado. Ía mesmo tentar apanhá-lo e preparei a argumentação no meu melhor espanhol marxista "Sólo en un sistema burgués y capitalista se prohíbe a los trabajadores mezclarse con los turistas", já imaginava a polícia a ser chamada para me retirar 😨, depois descobri que esses autocarros só funcionam nos dias de semana, eu partia num Sábado. Perdi uma oportunidade única de quebrar a lei em Cuba 😇.

O problema mantinha-se, não tenho dinheiro para pagar o taxi privado e não aceitam cartão. Ainda por cima os transportes ao fim-de-semana de Camagüey são bem escassos, teria 1 autocarro possível directo para Havana, ou outras 2 ou 3 hipóteses Sábado, Domingo ou Segunda para Santa Clara saindo à meia-noite ou 5h da manhã.

Spoiler: escrevo este texto a beber cerveja numa esplanada em Havana, ou seja, "tudo" se resolveu bem...

Escrevi para algumas agências de viagem de Cuba mas venderem (pago com cartão) uma viagem de ida até Santa Clara. Nada.

Tentei com alguns funcionários do resort um contacto alternativo. 80 € em dinheiro por um taxi era a resposta uniforme.

Guardei o último dia antes da saída para procurar por outros hoteis da zona, quartos particulares de aluguer de quartos e na bomba de gasolina. Finalmente fechei por 50 € um taxi para a hora que me permitia chegar a Camagüey e apanhar o autocarro directo para Havana 🙏

Sem comentários: