quinta-feira, agosto 26, 2021

Cádis

Cádis é a cidade continuamente habitada mais antiga da Europa, fundada pelos Fenícios no sec. XI BC uma cidade agradável, onde corre sempre uma brisa por mais calor que esteja. Nas ruas sem transito são as esplanadas que as invadem onde se serve peixe e marisco muito fresco a acompanhar cerveja, sangria ou tinto de verano. Parecem dias de festa mas não, isto é o normal de Cádis.

A cidade parece ter resolvido o problema do transito de carros nas ruas estreitas do centro histórico e pouco vi de edifícios devolutos. Acredito que o comboio suburbano tenha sido parte da solução - liga a quase todas as cidades vizinhas sempre em sequência terminando em Jerez a mais de 30 Km.

A catedral, a face voltada a terra é muito branca parece impoluta, voltada ao mar parece uma mesquita inacabada.

Seguindo para Norte a cidade termina em 2 lindos jardins adjacentes - o da Alameda Apodaca e o Parque Genovês. A Oeste ficam as praias, uma pequena junto ao centro histórico, outra enorme de vários quilómetros ao longo da zona nova da cidade.

As fotos são da torre das portas da terra (que separa a zona histórica da zona nova da cidade), 2 da catedral (vista da parte terra e da parte mar), 2 de cada jardim, 1 da vista da torre Tavira, 1 da chegada por ferry a Cádis, 1 da sede do município e 4 de outras na zona histórica.
















Sem comentários: