terça-feira, abril 02, 2024

Sem pesos

A partir daqui esta viagem torna-se mais... interessante? desafiante? caótica? memorável? Quem me lê que decida.

Spoiler: escrevo este texto deitado na espreguiçadeira da piscina num resort com tudo incluído, ou seja, "tudo" se resolveu bem.

A ideia inicial seria seguir o trilho dos turistas, que de Trinidad seguem para Santa Clara, muitos já a pensar no regresso a Varadero ou Havana. Mas o que Santa Clara tem para ver é o comboio atacado por Che e o seu mausoléu. Não me atraí, e não estou convencido de que deveria voltar tão depressa para Varadero e/ou Havana. Sigo antes para Sancti Spiritus, segundo o meu guia "uma atraente cidade colonial, ofuscada por Trinidad, com um décimo dos turistas, e também por isso, mais atrativa".

Começo bem, a viagem é rápida, o meu alojamento é bem central e barato, se bem que me cobraram em Pesos, ao contrário de todos os outros até agora. Vou ter que trocar ou levantar dinheiro...

A primeira opção seria melhor mas com poucos turistas não existe oferta. Tento o atm com o cartão de débito n°1 - recusado, expectável, este é o que me disseram não funciona em Cuba; cartão de débito n°2 - recusado 😐; cartão de crédito - recusado 😣

Tomo consciência que é sexta-feira de Páscoa (para quem viaja os feriados não existem), está tudo fechado... até à próxima segunda? 😱

Conto várias vezes os Pesos que me restam, são pouco mais de 2000, pela minha última refeição paguei 2500, agora este dinheiro vai ter que chegar para 5 ou 6!?

O pequeno-almoço estava incluído no alojamento (à fome não morreria), no dia seguinte descobri que afinal muitas coisa abre no Sábado de cinzas, inclusivé bancos. Consigo chegar a um balcão na esperança de conseguir um cash-advance e aí me explicam o problema, faz mais de uma semana que as comunicações dos atm e máquinas de cartão de crédito da cidade não funcionam. 😱 Mesmo os poucos restaurantes que aceitam cartão não o podem fazer.

Reparei então nas dezenas de cubanos que "aguardam por novidades" na frente do banco. Passa-me pela cabeça que este pode ser o início do colapso do sistema bancário do país... nunca antes me tinha sentido tão cubano.

Comprei online a viagem de autocarro nesse dia para a cidade seguinte - Camagüey, com mais população e melhores transportes, e marquei alojamento online com cartão de crédito (a mais do dobro do preço). O almoço foi uma fatia de pizza e um copo de sumo por 155 pesos...

À chegada a Camagüey consegui trocar Euros no alojamento e confirmam-me que aqui não há problemas com os atm's, o jantar foi um bife e duas cervejas por 1800 pesos gorjeta incluída... 😋

Sem comentários: